BrasilDestaqueInternacionais

Único eclipse total lunar a ser visto no Brasil em 2019 será na madrugada da próxima segunda

O eclipse lunar acontece no momento em que a lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao sol, tendo um alinhamento altamente preciso, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da lua.

O único eclipse total lunar a ser visto no Brasil em 2019, vai acontecer na madrugada da próxima segunda-feira, 20 de janeiro. | © Reprodução da Internet
116Visualizações
Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento

Quem quiser ver o único eclipse total da lua a ser visto no Brasil neste ano de 2019, deve estar acordado na madrugada do dia 21 de janeiro, próxima segunda-feira. O fenômeno vai começar à 1h35 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda, durando até as 4h51, com o ápice do eclipse total acontecendo às 2h41.

O eclipse lunar acontece no momento em que a lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao sol, tendo um alinhamento altamente preciso, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da lua. Durante o eclipse, a lua vai ser vista em tons de vermelho e laranja, na chamada “Lua de Sangue”. Esta forma lunar era, para certos povos da antiguidade, principalmente da Idade Média, tida como um mau presságio, mas na verdade trata-se de um simples fenômeno provocado pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra.

No próximo eclipse lunar total, além de avermelhada, a lua vai estar maior do que normalmente é vista, pois vai estar em máxima aproximação com o nosso planeta. Trata-se do perigeu. Este fenômeno lunar recebe o nome de Superlua. Em seu perigeu, a lua aparece 14% maior e sua superfície fica 30% mais brilhante do que em seu apogeu, fenômeno que recebe o nome de microlua.

A Superlua ou Lua de Sangue é um fenômeno lunar impressionante que sempre mexeu com o imaginário popular.

PREPARE-SE – Para ver o único eclipse lunar total visível no Brasil este ano, você não vai precisar de qualquer equipamento. Basta apenas olhar para o céu na madrugada de domingo para segunda. Mas, vale lembrar que, caso o tempo esteja fechado, com muitas nuvens, a visualização da lua pode ser prejudicada ou até mesmo não acontecer.

Astrônomos independentes, entusiastas e agências espaciais vão estar registrando e transmitindo o fenômeno ao vivo pela internet. Você pode acessar o site do Slooh Observatory, que fará a transmissão ao vivo, mas pode acontecer do site cobrar um valor para acesso à transmissão. Outra opção, e gratuita, é sintonizar na live do TimeAndDate, disponível no YouTube, na noite deste domingo (20).

O próximo eclipse lunar de 2019 será em 16 de julho, mas aqui no Brasil não vai ser um eclipse total como este de janeiro, sendo apenas parcial e visível na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália. Também não vai acontecer o fenômeno da superlua. O ano de 2019 vai nos trazer um eclipse solar, no dia 2 de julho, a ser parcialmente visto em algumas cidades do Brasil, com início às 17h11 (horário de Brasília) com o pico acontecendo às 17h49. Pra não perder estes espetáculos celestes, é só ficar atento às datas e horários.

Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento
Terry Marcos Dourado
Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com mais de 27 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop (Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar e o Canal Hiper T, no Youtube.).

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta