Conecte-se conosco

Cidades

Trinta municípios de Goiás são “Aedes Zero”

Publicado

em

© Laílson Damásio/AGECOM

Por conseguirem zerar os focos do mosquito Aedes Aegypti, 30 cidades goianas foram premiadas.

O governador Marconi Perillo e o secretário da Saúde Leonardo Vilela entregam na última quarta-feira, 31/08, os “Certificados Município Aedes Zero”  e incentivos financeiros, totalizando R$ 319.052,85  aos 30 municípios goianos que conseguiram eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti, no primeiro semestre da força-tarefa “Goiás contra o Aedes”, realizado de janeiro a junho deste ano.

Os outros 216 municípios goianos receberão o Certificado Menos de 1% Aedes, pela redução da infestação, em seus territórios. A cerimônia foi realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. “Com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, pudemos acompanhar a eliminação de focos, de casa em casa, em tempo real. O resultado foi verificado com a redução em 95% dos criadouros, em seis meses de trabalho”, destacou o secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela.

Goiás contra o Aedes – A ação “Goiás contra o Aedes” foi lançada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), em 15 de dezembro de 2015, e realizada, de forma intensiva, em todo o território goiano desde janeiro de 2016. A iniciativa foi tão bem-sucedida que, nos seis primeiros meses do ano, os índices de infestação do Aedes caíram, de 3,99%, para 0,2% em todo o Estado. Uma redução de 95%.

O mosquito Aedes Aegypti transmite dengue, zika e chikungunya.

O mosquito Aedes Aegypti transmite dengue, zika e chikungunya.

Neste período, equipes compostas por servidores da Secretaria Estadual da Saúde, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, membros de entidades representativas da comunidade, funcionários de órgãos públicos municipais e voluntários visitaram mais de dez milhões de imóveis.

Municípios 0% – Os 30 municípios de Goiás que conseguiram o êxito de 0% de infestação são: Aloândia, Alto Horizonte, Americano do Brasil, Anhanguera, Avelinópolis, Brazabrantes, Buriti de Goiás, Campestre de Goiás, Campinorte, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Chapadão do Céu, Córrego do Ouro, Doverlândia, Edeia, Gameleira de Goiás, Guaraíta, Jesúpolis, Moiporá, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Pilar de Goiás, Pontalina, Porteirão, Sanclerlândia, Santa Rosa de Goiás, Turvelândia, Turvânia, Vicentinópolis e São Patrício.

Durante o evento, gestores desses municípios receberam o Certificado Aedes Zero e uma bonificação, no valor do recurso mensal que cada um deles recebeu para a execução das ações na área da saúde.

Entenda as diferenças entre as doenças causadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Entenda as diferenças entre as doenças causadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Destaque nacional – O bom desempenho da força-tarefa “Goiás contra o Aedes” fez com que a ação se tornasse referência no País. A metodologia aplicada na execução da operação, que tem como princípios básicos a regularidade na remoção dos focos, mobilização e conscientização da população e o uso do sistema de georreferenciamento e monitoramento dos dados, foi elogiada pelo então ministro da Saúde, Marcelo de Castro, e por gestores de outros Estados. Equipes do Ministério da Saúde estiveram no Conecta SUS, da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, de onde é monitorado, em tempo real, o trabalho de eliminação dos focos.

O projeto “Goiás contra o Aedes” é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, prefeituras municipais, secretarias estaduais e entidades civis. As equipes que fazem as visitas de casa em casa, nas quais estão sempre presentes agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, realizam vistorias, removem os criadouros do Aedes e repassam informações sobre a forma de eliminar tais focos e a necessidade de executar a tarefa rotineiramente.

Todo o trabalho desenvolvido pelas equipes é monitorado, em tempo real, pelo Corpo de Bombeiros, por meio do sistema de georreferenciamento. Tal metodologia consiste na divisão da cidade, em quadras, e na identificação, por cor, da situação de infestação de cada um destes espaços. Esse sistema é alimentado, diariamente, pelas equipes dos municípios, diretamente nos postos de comando durante as mobilizações.

A cor amarela indica as quadras visitadas nas quais as equipes se depararam com imóveis fechados. A vermelha sinaliza aquelas em que há pelo menos um foco do Aedes e a verde, as quadras em que não há focos do mosquito. A instalação do Sistema de Monitoramento e Georreferenciamento possibilitou acompanhar, em tempo real, as mobilizações nos municípios, a quantidade de visitas realizadas, recusadas, casas fechadas, números de focos e imóveis recuperados.

(Com informações do Goiás Agora/Agecom.)

Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com quase 30 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Jornal Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e o Canal Hiper T, no Youtube.

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Vinícius Luz sanciona lei que autoriza estadualização do Hospital das Clínicas de Jataí

O prefeito jataiense espera que todo o processo de assumência do Governo de Goiás seja concluído e consolidado até meados de março ou abril de 2020.

Publicado

em

Frame do vídeo gravado pelo prefeito Vinícius Luz.

Jataí, GO – Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o prefeito de Jataí, na região sudoeste de Goiás, Vinícius Luz (PSDB) sancionou a lei que autoriza a estadualização do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, antigo Centro Médico Municipal. Segundo informou em um vídeo divulgado na internet por sua assessoria, o prefeito jataiense espera que todo o processo de assumência do Governo de Goiás seja concluído e consolidado até meados de março ou abril de 2020.

Assista os detalhes da estadualização na fala do prefeito Vinícius Luz, a seguir.

De acordo com o prefeito, a estadualização do Hospital das Clínicas vai significar grandes avanços na saúde do município de Jataí e de cidades da região.

Continue lendo

Cidades

Gaúchos homenageiam prefeito de Jataí com medalha representativa

A homenagem ao prefeito de Jataí e outras personalidades aconteceu durante o 7º Enatchê, encontro nacional de CTGs.

Publicado

em

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz, recebendo a honraria gaúcha no 7º Enatchê 2019.

Jataí, GO – Ao participar, no sábado, 30 de novembro, do 7º Encontro Nacional da Tradição Gaúcha, realizado nas dependências do CTG Querência Goiana de Jataí, o prefeito Vinícius Luz (PSDB) recebeu, em nome da prefeitura, a Medalha João Cezimbra Jacques, uma honraria de alta representatividade no meio gaúcho, uma honraria aqueles que se destacaram por relevantes serviços prestados ao tradicionalismo gaúcho no Planalto Central.

Além do prefeito jataiense, também foram condecorados o bispo da Diocese de Jataí, dom Nélio Domingos Zortea; ainda Nelson Maggione, Dari Onar Pisetta, Tarcísio Bonato, Roni Alcione Drunn Klein e Leandro Gonçalves Trindade. Durante o evento, também aconteceu a entrega do Troféu Entidade Destaque ao CTG Sinuelo da Saudade, do Distrito Federal, por ser a entidade que mais pontuou, segundos critérios específicos, durante o ano.

Realizado no período de 29 de novembro a 1º de dezembro, o 7º Enatchê reuniu diversos CTGs do Brasil Central, com o intuito principal de propagar a cultura sulista por meio de apresentações culturais e artísticas e disputas de esportes tradicionais do Sul Brasileiro.

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz (C), recebendo a honraria gaúcha no 7º Enatchê 2019.

O prefeito homenageado, Vinícius Luz, manifestando muita gratidão e felicidade, agradeceu o reconhecimento da comunidade gaúcha e ressaltou a importância dos sulistas no desenvolvimento econômico e cultural de Jataí e região.

Continue lendo

Cidades

Una Jataí apresenta a produção científica da faculdade em exposição pública gratuita

Mostra acadêmica ‘ExpoUna” começa nesta terça-feira (26) na Una Jataí. Evento é aberto ao público em geral e traz soluções para algumas das principais demandas da região.

Publicado

em

Trabalhos realizados em laboratório vão ser expostos ao público na Una Jataí.

Jataí, GO – Novos estudos apontam que a tecnologia pode ajudar e muito a monitorar a qualidade das lavouras. Além disso, o controle de pragas pode ser feito por meio da utilização de choques elétricos. E já foi desenvolvido também um tipo de concreto sustentável e permeável que permite o escoamento de água das chuvas em áreas urbanas. Todas essas novidades são resultados de projetos e trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da Una Jataí.

Eles estarão expostos no ExpoUna – maior mostra acadêmica de inovação e conhecimento produzida pelos estudantes da faculdade, marcada para os dias 26, 27 e 28 de novembro. “A Una Jataí abre suas portas e convida toda a comunidade para conhecer a nossa produção científica. Serão apresentados as melhores pesquisas, novas ideias e projetos desenvolvidos pelos nossos alunos, sob coordenação dos professores, ao longo do semestre. São trabalhos relevantes e que apontam soluções para algumas das principais demandas da região em várias áreas do conhecimento”, acrescenta Daniela Tessele, diretora da faculdade.

Aberto ao público, o evento vai apresentar aos visitantes vários projetos interdisciplinares que vão muito além das fronteiras do campus, beneficiando a sociedade com novos estudos. Os trabalhos trazem novidades para a agronomia, medicina veterinária, educação física, fisioterapia, biomedicina, farmácia, arquitetura e urbanismo, administração, entre outros. Avaliados em tempo real pelo corpo docente da instituição, os trabalhos são reconhecidos, incentivados e premiados.

Quem passar pelo ExpoUna ainda poderá participar de uma ação social de conscientização sobre o câncer próstata, receber dicas de saúde bucal e cuidados com os dentes, ter mais informações sobre o autismo e a importância da doação de órgãos.

SERVIÇO:

ExpoUna

Data: 26, 27 e 28 de novembro

Horário: a partir das 19h

Local: Una Jataí –  Rua José de Carvalho, 1.800 – Setor Epaminondas II – Jataí/GO

Evento gratuito e aberto ao público.

Continue lendo

É proibida a reprodução, total ou parcial, ou mesmo fragmentada de qualquer conteúdo publicado aqui no PORTAL REDE POP, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização por escrito do diretor-proprietário do PORTAL REDE POP, jornalista Terry Marcos Dourado.

Os infratores estão sujeitos às penalidades legais estabelecidas pela legislação brasileira em vigor. Para solicitações ou dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Diretor-Proprietário, Diretor Geral de Conteúdo e Jornalista Responsável: TERRY MARCOS DOURADO – RP n. 2.098 – MTE-DRT/GO.

PORTAL REDE POP é um portal de notícias/jornalismo e entretenimento, multiconteúdo transmídia e crossmedia, o primeiro nestas características do interior do Estado de Goiás, produzido e realizado pela Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e ProduçõesCNPJ nº 30.245.426/0001-76; Insc. Estadual nº: 52.8.0401793-2 e Insc. Municipal nº: 3.03.4194-01. Escritório regional sediado em Jataí, Estado de Goiás – Brasil.

Todo conteúdo produzido e publicado pelo PORTAL REDE POP é de inteira responsabilidade da Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e Produções e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Pop TV; Estelar Filmes; Jornal Gazeta Popular; PopMix RádioWeb; Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e Canal Hiper T (Youtube). Todos os direitos reservados.

WhatsApp

Contatos Diretos

Estes são os meios para contato direto com o Portal Rede Pop.

WHATSAPP:(64) 9 8459-3531

TELEGRAM:(64) 9 8459-3531

JORNALISMO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre quaisquer assuntos de qualquer área do Jornalismo. Quando for o caso, garantimos sigilo às nossas fontes.

ENTRETENIMENTO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre conteúdos da área de entretenimento (notas, convites para eventos culturais, shows, etc.)

ASSUNTOS COMERCIAIS:

[email protected]

Anúncios, publicidades, informes publicitários, etc.

EVENTOS E PROMOÇÕES:

[email protected]

E-mail específico para pedido de informações e inscrições em eventos e promoções diversas do Portal Rede Pop.

POP TV (conteúdo audiovisual):

[email protected]

E-mail exclusivo para dúvidas, sugestões e solicitações referentes aos vídeos e programas produzidos e exibidos pela POP TV, a WebTV do Portal Rede Pop.

Teremos imenso prazer em receber seu contato.

Rádio PopMix AO VIVO

Jornal da Pop AO VIVO

Facebook

Mais Lidas