BrasilCidadesCulturaDestaqueGoiásMúsicaRio Verde

Morre o cantor e compositor Nilton Lamas, o “cantor goiano mais apaixonado do Brasil”

Compositor de "Entre Tapas e Beijos", o artista goiano havia sofrido um AVC e voltou a ser internado no começo desta semana.

O cantor e compositor Nilton Lamas morreu nesta quinta-feira, 25 de abril por complicações de saúde, após sofrer um AVC.
684Visualizações
Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento

Luto na cultura e na música goiana. Morreu nesta quinta-feira (25), aos 67 anos, o cantor e compositor Nilton Lamas (Newton Lima da Silva). Ele é o autor de diversas músicas famosas, entre elas, a canção Entre Tapas e Beijos, sucesso que projetou nacionalmente a saudosa dupla sertaneja Leandro e Leonardo, composto por Lamas e Antônio Bueno. A notícia da morte do artista foi dada pelo filho dele, Regis Lamas, nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada, mas há uma informação de que o artista morreu devido à uma infecção generalizada.

“Sem palavras nesse momento. Descanse em paz meu eterno papai Nilton Lamas”, publicou Regis. Na mesma publicação, ele informou que o velório do compositor acontecerá na Câmara Municipal de Rio Verde, a 262 km de Goiânia, a partir das 19h desta quinta-feira, 25 de abril, local onde Nilton Lamas exerceu mandatos de vereador. O sepultamento será em Santo Antônio da Barra, também no sudoeste de Goiás.

Nilton Lamas se apresentando no saudoso programa “Clube do Bolinha”, da TV Bandeirantes, em 1989.

Nilton Lamas também escreveu canções para Chico Rey e Paraná e João Bosco e Vinícius. Em agosto de 2018, o artista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De lá para cá, Nilton Lamas enfrentou diversos problemas de saúde e foi hospitalizado algumas vezes. O estado de saúde do artista era atualizado pelo filho dele nas redes sociais. Na segunda-feira (23) Nilton Lamas chegou a ser hospitalizado mais uma vez. Familiares do cantor e compositor informaram que ele estava internado em um hospital particular em Rio Verde, cidade do sudoeste goiano.

Nilton Lamas escreveu mais de 350 músicas, entre elas a canção que ficou conhecida na voz de Leandro e Leonardo “Entre Tapas e Beijos”. Em entrevistas à imprensa, Lamas revelou que compôs “Entre Tapas e Beijos” durante uma viagem de Pirassununga a Campinas, ambas no Estado de São Paulo, após ter se desentendido com sua mulher, e no momento que um amigo questionou se ele ainda gostava dela, ao que ele respondeu que tinha ódio, daí que surgindo a famosa canção.

A canção “Entre tapas e beijos”, megassucesso na voz de Leandro e Leonardo, recebeu também uma versão em espanhol gravada por Mario Ayala, e até em japonês. Durante a sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na tarde desta quinta (25), deputados prestam um minuto de silêncio em homenagem ao cantor Nilton Lamas, que gostava de apresentar como o “cantor mais apaixonado do Brasil”.

NILTON LAMAS

O CANTOR MAIS APAIXONADO DO BRASIL.

Capa de um antigo LP (disco de vinil) do cantor Nilton Lamas.

BIOGRAFIA – Newton Lima da Silva, o “Nilton Lamas”, tornou-se um dos mais populares cantores e compositores de Goiás e do Brasil. Ele nasceu em 28 de outubro de 1950, na cidade de Rio Verde, no sudoeste do Estado de Goiás. Embora conhecido nacionalmente como compositor do sucesso “Entre tapas e beijos”, desenvolveu a carreira de cantor basicamente no Estado de Goiás.

Foi um dos autores de um dos maiores hits da moderna música sertaneja, a canção “Entre tapas e beijos”, parceria com Antônio Bueno e grande sucesso gravado pela dupla Leandro e Leonardo. Esta música recebeu também versão em espanhol gravada por Mario Ayala, e em japonês, além de receber paródias de Silveri e Barnabé, Bento e Mamão e Toshiro e Tanaka.

Em 1987, teve a composição “Resto de vida”, com Antônio Bueno, gravada em LP pela dupla Leandro e Leonardo. Em 1989, ele mesmo gravou “Entre e tapas e beijos” sem grande repercussão. No mesmo ano, a música foi lançada pela dupla Leandro e Leonardo, no primeiro disco da dupla pela gravadora Continetal e o sucesso obtido os lançou à condição de astros, com uma vendagem de mais de um milhão de discos. No ano seguinte, a mesma dupla gravou “Só fazendo amor”, com Edilson Lima e Sebastiana Gouveia. Também em 1990, a balada “Lágrimas de um homem” foi lançada pelo cantor Nilton César em disco da gravadora Copacabana.

Em 2001, sua composição “Coisinha bela” foi uma das principais músicas do 12º disco lançado pela dupla Chico Rey e Paraná, tornando-se um dos maiores sucessos da dupla. Em 2002, “Entre tapas e beijos” foi regravada por Leonardo no CD “Todas as coisas do mundo” gravado ao vivo por ele na gravadora BMG. Em 2003, “Entre tapas e beijos” foi regravada por Reginaldo Rossi no CD “Reginaldo Rossi ao vivo – O melhor do brega” da gravadora Indie Records. Em 2005, a dupla Bruno e Marrone gravou “Coisinha bela”.

Teve também a música “Remédio ou veneno” gravada pela dupla Alan e Aladim. No mesmo período, sua gravação de “Meto o pé na cara dele” foi uma das mais pedidas nas Rádios de Goiânia. Por essa época, “Entre tapas e beijos” recebeu versão intrumental no CD “Sax romântico” do instrumentista Evaldo Tocantins. Em 2006, foi uma das atrações do IV Arraial das Abóboras, na cidade goiana de Rio Verde, que, segundo muitos, já é considerada a segunda maior festa junina brasileira.

Em 2007, teve a sua música “Só fazendo amor” (c/ Edilson Lima e Sebastiana Gouveia) regravada pela dupla sertaneja João Bosco & Vinicius, no CD/DVD “Acústico pelo Brasil”, lançado pelo selo Sony Music. No mesmo ano, a sua música “Entre tapas e beijos” (c/ Antonio Bueno) foi regravada pela dupla Di Paullo & Paulino, no CD “Hora Certa”.

PRINCIPAIS CANÇÕES – “Coisinha Bela” e “Entre Tapas e Beijos” (compostas com Antônio Bueno); “Lágrimas de um Homem”, “Remédio ou Veneno”, “Resto de Vida” (composta com Antônio Bueno) e “Só Fazendo Amor (composta com Edilson Lima e Sebastiana Gouveia).

Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento
Terry Marcos Dourado
Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com mais de 27 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop (Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar e o Canal Hiper T, no Youtube.).

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta