Conecte-se conosco

Jataí

Judiciário ‘devolve’ mandato a vereador afastado de Jataí (GO)

O vereador Mauro Bento Filho (MDB), após conseguir retornar às funções de vereador, agora tenta na Justiça recuperar o cargo de presidente do Legislativo de Jataí (GO).

Publicado

em

Autorizado pela Justiça, o vereador Mauro Bento Filho (MDB) está de volta às funções parlamentares, após 180 dias de afastamento.

Jataí, GO – A Câmara de Vereadores de Jataí, na região sudoeste de Goiás, promoveu uma sessão extraordinária nesta segunda-feira, 7 de outubro. O destaque ficou para o retorno às atividades parlamentares do vereador Mauro Bento Filho (MDB), que estava há seis meses afastado de suas funções por ser investigado por conta de denúncias de práticas de atos de improbidade administrativa.

O retorno de Mauro Bento Filho às funções de vereador aconteceu em cumprimento à determinação judicial assinada pelo titular da 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Meio Ambiente e Registros Públicos da Comarca de Jataí, o juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro. Apesar da decisão de interromper o afastamento do vereador Mauro Bento Filho de seu mandato parlamentar, o juiz não autorizou que Mauro Bento Filho retomasse o cargo de presidente do Parlamento Jataiense para o qual havia sido eleito para o biênio 2019-2020, enquanto não houver uma decisão final sobre o processo aberto por solicitação do Ministério Público, devido a denúncias de improbidade administrativa. O processo continua em tramitação na Justiça.

Nesta segunda-feira, 7, o vereador Mauro Bento Filho participou da sessão extraordinária realizada para discutir e votar três projetos da pauta. Ao fazer uso da tribuna, o vereador Mauro Bento Filho se defendeu das denúncias contra ele e que o acusam de praticar atos ilegais no exercício do mandato de vereador. As denúncias acarretaram em abertura de processo pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Jataí. Em seu discurso de defesa, Mauro Bento Filho alegou ter sido condenado antecipadamente pelo Conselho de Ética. Recentemente, os procedimentos do conselho foram paralisados por decisão do desembargador Guilherme Gutenberg, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O vereador Mauro Bento Filho também apresentou recurso judicial na tentativa de recuperar sua função de presidente do Legislativo Jataiense, atualmente exercida pela vereadora Kátia Carvalho (SD).

A seguir, leia a íntegra do discurso do vereador Mauro Bento Filho (MDB) feito na tribuna do Plenário João Justino de Oliveira, durante a primeira sessão extraordinária deste mês, nesta segunda-feira, 7 de outubro.

Vereador Mauro Bento Filho (MDB).

“Bom dia a todos.

Após 180 dias de isolamento total das funções de vereador, pela primeira vez, estou tendo a oportunidade de falar publicamente à população jataiense. Obedeci rigorosamente a ordem de afastamento cautelar da Presidência e do cargo de vereador da Câmara Municipal de Jataí expedida pelo Juízo da Comarca Local. Sofri muito, mas colaborei em todos os sentidos para que a instrução processual ocorresse sem nenhuma interferência.

Nestes longos seis meses, dia após dia, se não bastasse a árdua batalha jurídica para provar minha inocência, fui condenado antecipadamente por aqueles que pré-julgaram e desconsideraram o princípio constitucional da presunção da inocência, ou seja, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, num processo que já está em fase adiantada de instrução e que, se Deus quiser, vou conseguir sair vitorioso.

O Conselho de Ética formado, desde o seu início, utilizou do apelo político como argumento suficiente para justificar a instrução desse processo disciplinar de quebra de decoro e ética que foi movido contra mim. Fiquei muito indignado. Como levar adiante um julgamento por quebra de decoro e ética contra um vereador que responde processo por improbidade apenas baseado em denúncias no MP (Ministério Público), antes que haja sentença condenatória em transitado em julgado, ou seja, que haja condenação definitiva pela Justiça?

Não desejo o que estou passando, pra ninguém, me sinto verdadeiramente injustiçado com a forma “em que” esse processo foi conduzido na Câmara. Olha, logo que retornei, o que mais chegou ao meu conhecimento foram denúncias como: ‘que moral o vereador fulano tem para ocupar esse cargo declarando publicamente querer condenar outro vereador, se em seu primeiro mandato foi de conhecimento geral na Câmara (de Vereadores) que um funcionário exonerado seu ameaçava denunciá-lo no MP dizendo que devolvia parte de salário, e ele próprio entrou em desespero perceptível por muitos. Que moral o outro vereador tem se, no seu primeiro mandato, tinha uma funcionária que fazia o mesmo’.

Infelizmente, essa linha jurídica/política, somada ao desejo justiceiro de condenar sem considerar o princípio constitucional da presunção da inocência repito, acabou contagiando os demais vereadores criando um ambiente favorável à cassação. Imaginem um vereador sendo cassado e, posteriormente, conseguindo provar sua inocência! Onde está a Justiça neste processo, senhores vereadores e sociedade aqui presente? Ou será que “ele” só tem caráter político?

__________________________________________________

“Volto de cabeça erguida com olhos, o coração, e a alma abraçados ao Senhor Deus, ciente da responsabilidade que tenho em cumprir o meu mandato atendendo aos anseios da coletividade, com espírito público elevado, e, assim como ocorreu com meu saudoso pai no passado, que também foi perseguido mas venceu essa mesma luta, pela graça de Deus, eu também vencerei.” (Mauro Bento Filho – Vereador/MDB)

__________________________________________________

Tentei incansavelmente mostrar isso a esse Conselho de Ética e à Presidência Interina da Casa (Câmara de Vereadores) que desconsideraram minhas alegações, e durante todo esse tempo seguiram fazendo bastante política utilizando a linha jurídica que lhe deram oportunidade de aparecer e chamar a atenção da sociedade. Pregando por toda imprensa que estavam cumprindo prazos e respeitando o direito de defesa, mas na prática agindo de forma parcial e tendenciosa pela cassação, declarando voto antecipadamente, inclusive através de seu relator, aquele que, de todos, tem que ser o mais imparcial em sua opinião pois será o responsável pelo parecer.

Tomo conhecimento, no meu retorno, que as informações políticas davam conta que, durante todos esses meses, a ideia da minha cassação já era consolidada. Como se diz na linguagem popular: “eu já era considerado “como” uma carta fora do baralho”. O assunto que perpetuou logo após meu afastamento era quem seria o novo presidente da Câmara (de Vereadores) e a articulação política em busca do poder foi o que mais rolou. Que covardia!

Nos últimos dias, com o finalizar do meu prazo de afastamento, aí sim que as manobras políticas características das velhas raposas, aconteceram! Antecipação de sessões para votar solicitação de destituição da Presidência; sessão forçada para cassação, contrariando decisão do Tribunal de Justiça (de Goiás). Que perseguição é essa? Será que justifica tudo isso por ambição pelo “poder” da Presidência da Câmara?

Como é possível vereadores irem à imprensa, se dizendo muito indignados, me acusando e acusando meus funcionários, coitados!. Essas pessoas passaram foi por muitas lutas, e até humilhação por serem ligadas a mim, nessa incerteza de se eu iria voltar ou não, ou se seria cassado durante todo esse tempo. Tenham vergonha. Que teatro! Que hipocrisia! Se alguém fez alguma manobra ou obstrução , esse alguém não foi esse vereador (Mauro Bento Filho), que ficou isolado por 180 dias!

Sigo muito indignado! Sempre agi com humildade e respeito pelas pessoas, e sempre pautei minha conduta pública de forma honesta, fazendo uma política limpa e propositiva, e jamais persegui ninguém. Quem me acompanha sabe bem disso! Concluo que a mesma perseguição política que provocou denúncias infundadas contra a minha pessoa no MP, foi potencializada pelo oportunismo barato de uma política sórdida que, infelizmente, ainda existe em Jataí, justamente quando, depois de 10 anos de mandato de vereador, consigo ser presidente desse Parlamento.

Volto de cabeça erguida com olhos, o coração, e a alma abraçados ao Senhor Deus, ciente da responsabilidade que tenho em cumprir o meu mandato atendendo aos anseios da coletividade, com espírito público elevado, e, assim como ocorreu com meu saudoso pai no passado, que também foi perseguido mas venceu essa mesma luta, pela graça de Deus, eu também vencerei.

Peço a mesa diretiva que designe ao Departamento de Imprensa da Casa, ampla divulgação dessa Nota-Discurso em toda a imprensa da cidade, para que chegue ao conhecimento de toda a população, e que fique registrado nos anais dessa Casa”.

Mauro Antônio Bento Filho – Vereador/MDB

______________________________________

A seguir, assista como foi a primeira sessão extraordinária de outubro da Câmara de Vereadores de Jataí, e como foi o retorno de Mauro Bento Filho às funções de vereador.

 

Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com quase 30 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Jornal Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e o Canal Hiper T, no Youtube.

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Vinícius Luz sanciona lei que autoriza estadualização do Hospital das Clínicas de Jataí

O prefeito jataiense espera que todo o processo de assumência do Governo de Goiás seja concluído e consolidado até meados de março ou abril de 2020.

Publicado

em

Frame do vídeo gravado pelo prefeito Vinícius Luz.

Jataí, GO – Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o prefeito de Jataí, na região sudoeste de Goiás, Vinícius Luz (PSDB) sancionou a lei que autoriza a estadualização do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, antigo Centro Médico Municipal. Segundo informou em um vídeo divulgado na internet por sua assessoria, o prefeito jataiense espera que todo o processo de assumência do Governo de Goiás seja concluído e consolidado até meados de março ou abril de 2020.

Assista os detalhes da estadualização na fala do prefeito Vinícius Luz, a seguir.

De acordo com o prefeito, a estadualização do Hospital das Clínicas vai significar grandes avanços na saúde do município de Jataí e de cidades da região.

Continue lendo

Cidades

Gaúchos homenageiam prefeito de Jataí com medalha representativa

A homenagem ao prefeito de Jataí e outras personalidades aconteceu durante o 7º Enatchê, encontro nacional de CTGs.

Publicado

em

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz, recebendo a honraria gaúcha no 7º Enatchê 2019.

Jataí, GO – Ao participar, no sábado, 30 de novembro, do 7º Encontro Nacional da Tradição Gaúcha, realizado nas dependências do CTG Querência Goiana de Jataí, o prefeito Vinícius Luz (PSDB) recebeu, em nome da prefeitura, a Medalha João Cezimbra Jacques, uma honraria de alta representatividade no meio gaúcho, uma honraria aqueles que se destacaram por relevantes serviços prestados ao tradicionalismo gaúcho no Planalto Central.

Além do prefeito jataiense, também foram condecorados o bispo da Diocese de Jataí, dom Nélio Domingos Zortea; ainda Nelson Maggione, Dari Onar Pisetta, Tarcísio Bonato, Roni Alcione Drunn Klein e Leandro Gonçalves Trindade. Durante o evento, também aconteceu a entrega do Troféu Entidade Destaque ao CTG Sinuelo da Saudade, do Distrito Federal, por ser a entidade que mais pontuou, segundos critérios específicos, durante o ano.

Realizado no período de 29 de novembro a 1º de dezembro, o 7º Enatchê reuniu diversos CTGs do Brasil Central, com o intuito principal de propagar a cultura sulista por meio de apresentações culturais e artísticas e disputas de esportes tradicionais do Sul Brasileiro.

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz (C), recebendo a honraria gaúcha no 7º Enatchê 2019.

O prefeito homenageado, Vinícius Luz, manifestando muita gratidão e felicidade, agradeceu o reconhecimento da comunidade gaúcha e ressaltou a importância dos sulistas no desenvolvimento econômico e cultural de Jataí e região.

Continue lendo

Cidades

Una Jataí apresenta a produção científica da faculdade em exposição pública gratuita

Mostra acadêmica ‘ExpoUna” começa nesta terça-feira (26) na Una Jataí. Evento é aberto ao público em geral e traz soluções para algumas das principais demandas da região.

Publicado

em

Trabalhos realizados em laboratório vão ser expostos ao público na Una Jataí.

Jataí, GO – Novos estudos apontam que a tecnologia pode ajudar e muito a monitorar a qualidade das lavouras. Além disso, o controle de pragas pode ser feito por meio da utilização de choques elétricos. E já foi desenvolvido também um tipo de concreto sustentável e permeável que permite o escoamento de água das chuvas em áreas urbanas. Todas essas novidades são resultados de projetos e trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da Una Jataí.

Eles estarão expostos no ExpoUna – maior mostra acadêmica de inovação e conhecimento produzida pelos estudantes da faculdade, marcada para os dias 26, 27 e 28 de novembro. “A Una Jataí abre suas portas e convida toda a comunidade para conhecer a nossa produção científica. Serão apresentados as melhores pesquisas, novas ideias e projetos desenvolvidos pelos nossos alunos, sob coordenação dos professores, ao longo do semestre. São trabalhos relevantes e que apontam soluções para algumas das principais demandas da região em várias áreas do conhecimento”, acrescenta Daniela Tessele, diretora da faculdade.

Aberto ao público, o evento vai apresentar aos visitantes vários projetos interdisciplinares que vão muito além das fronteiras do campus, beneficiando a sociedade com novos estudos. Os trabalhos trazem novidades para a agronomia, medicina veterinária, educação física, fisioterapia, biomedicina, farmácia, arquitetura e urbanismo, administração, entre outros. Avaliados em tempo real pelo corpo docente da instituição, os trabalhos são reconhecidos, incentivados e premiados.

Quem passar pelo ExpoUna ainda poderá participar de uma ação social de conscientização sobre o câncer próstata, receber dicas de saúde bucal e cuidados com os dentes, ter mais informações sobre o autismo e a importância da doação de órgãos.

SERVIÇO:

ExpoUna

Data: 26, 27 e 28 de novembro

Horário: a partir das 19h

Local: Una Jataí –  Rua José de Carvalho, 1.800 – Setor Epaminondas II – Jataí/GO

Evento gratuito e aberto ao público.

Continue lendo

É proibida a reprodução, total ou parcial, ou mesmo fragmentada de qualquer conteúdo publicado aqui no PORTAL REDE POP, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização por escrito do diretor-proprietário do PORTAL REDE POP, jornalista Terry Marcos Dourado.

Os infratores estão sujeitos às penalidades legais estabelecidas pela legislação brasileira em vigor. Para solicitações ou dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Diretor-Proprietário, Diretor Geral de Conteúdo e Jornalista Responsável: TERRY MARCOS DOURADO – RP n. 2.098 – MTE-DRT/GO.

PORTAL REDE POP é um portal de notícias/jornalismo e entretenimento, multiconteúdo transmídia e crossmedia, o primeiro nestas características do interior do Estado de Goiás, produzido e realizado pela Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e ProduçõesCNPJ nº 30.245.426/0001-76; Insc. Estadual nº: 52.8.0401793-2 e Insc. Municipal nº: 3.03.4194-01. Escritório regional sediado em Jataí, Estado de Goiás – Brasil.

Todo conteúdo produzido e publicado pelo PORTAL REDE POP é de inteira responsabilidade da Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e Produções e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Pop TV; Estelar Filmes; Jornal Gazeta Popular; PopMix RádioWeb; Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e Canal Hiper T (Youtube). Todos os direitos reservados.

WhatsApp

Contatos Diretos

Estes são os meios para contato direto com o Portal Rede Pop.

WHATSAPP:(64) 9 8459-3531

TELEGRAM:(64) 9 8459-3531

JORNALISMO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre quaisquer assuntos de qualquer área do Jornalismo. Quando for o caso, garantimos sigilo às nossas fontes.

ENTRETENIMENTO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre conteúdos da área de entretenimento (notas, convites para eventos culturais, shows, etc.)

ASSUNTOS COMERCIAIS:

[email protected]

Anúncios, publicidades, informes publicitários, etc.

EVENTOS E PROMOÇÕES:

[email protected]

E-mail específico para pedido de informações e inscrições em eventos e promoções diversas do Portal Rede Pop.

POP TV (conteúdo audiovisual):

[email protected]

E-mail exclusivo para dúvidas, sugestões e solicitações referentes aos vídeos e programas produzidos e exibidos pela POP TV, a WebTV do Portal Rede Pop.

Teremos imenso prazer em receber seu contato.

Rádio PopMix AO VIVO

Jornal da Pop AO VIVO

Facebook

Mais Lidas