CidadesDestaqueGoiásSaúde

Goiás registra mais de 25 mil casos de dengue nos primeiros meses de 2019

Cidades como Rio Verde, no Sudoeste Goiano, já registraram casos com possíveis mortes por dengue. Números preocupam autoridades da Saúde em todos os municípios de Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano está em circulação, com predominância, o vírus sorotipo 2, que causa os casos mais graves da dengue.

Somente nos dois primeiros meses de 2019, o Estado de Goiás já registrou mais de 25 mil casos de dengue. | © Reprodução da Internet.
70Visualizações
Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento

Em pouco mais de dois meses de 2019, o Estado de Goiás registrou 25.509 casos de dengue. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). De acordo com o Boletim Semanal de Dengue, as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis concentram os maiores números de casos. Já os maiores coeficientes de incidência de dengue (número de casos por 100 mil habitantes), foram registrados nas cidades de Ouvidor, São João da Paraúna e em Três Ranchos.

De acordo com o coordenador-geral de Combate ao Aedes, Marcello Rosa, o número ainda pode aumentar porque muitas cidades atrasaram o envio dos relatórios por causa do feriado do Carnaval. Ele ressaltou também que neste ano está em circulação, com predominância, o vírus sorotipo 2, que causa os casos mais graves da doença.

MORTES SUSPEITAS – Os dados apontam ainda que há 19 mortes suspeitas de dengue no Estado. Desse total, sete foram registrados na capital e três casos em Posse, no nordeste de Goiás. Os outros aconteceram em Caldas Novas, Ceres, Formosa, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde, São Luís do Norte, Senador Canedo, Silvânia e Turvânia.

O mosquito Aedes aegypti picando uma pessoa.

ROTINA – Marcello Rosa ressalta que os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito precisam ser tomados de forma constante. “É fundamental que locais que possam ser transformados em criadouros do mosquito Aedes aegypti sejam eliminados rotineiramente”, disse. “Toda semana é fundamental que se faça uma boa inspeção do imóvel para identificar os possíveis focos do Aedes”.

A SES-GO alerta que é preciso estar atento aos focos que podem surgir dentro de casa. É importante manter vasos sanitários e grelhas de banheiros desativados fechados. Além disso, os recipientes de degelo atrás da geladeira devem ser limpos. É recomendável também evitar baldes de limpeza com água armazenada.

A caixa d’água deve ser vedada, assim como tampas de cisternas e fossas (inclusive os suspiros podem receber tela, para evitar entrada de mosquitos). As grelhas e calhas devem ser mantidas limpas, bem como os bebedouros de animais, vasos de plantas e aparadores com areia.

Com informações de SES-GO.

Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento
Terry Marcos Dourado
Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com mais de 27 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop (Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar e o Canal Hiper T, no Youtube.).

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta