Conecte-se conosco

Destaque

Governo goiano toma medidas drásticas na Educação e assusta a comunidade escolar em todo o Estado

Publicado

em

Mal começou e a gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás, começa a causar preocupação. Além de não pagar – e não saber nem quando irá pagar – o salário de dezembro para a maioria do funcionalismo público – inclui-se aqui os servidores da educação – às vésperas do início do ano letivo, pais, estudantes e servidores de escolas públicas e colégios estaduais passam a ter uma certa tensão ao constatarem que, o que está sendo anunciado pelo governo goiano como um reordenamento da rede pública de ensino, com intenção de otimizar os recursos públicos, está na verdade fechando unidades escolares, transferindo a competência do ensino de responsabilidade do Estado para a municípios e causando demissões de cargos comissionados e funcionários concursados estão sendo chamados a se apresentarem em seus locais de origem.

Até o fechamento desta matéria, pelo menos três unidades escolares estaduais, com estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental vão ser fechadas; cinco vão passar a ser administradas pelos municípios e ainda turnos de ensino com turmas de poucos alunos vão ser extintas. Em todo o Estado existem 1.160 escolas e colégios pertencentes à Rede Estadual de Educação. Apesar de a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) negar, estudantes e pais se dizem prejudicados.

Na tarde da última terça-feira (15), a Seduce informou que, em 60 dias, vai a sede do órgão para o prédio do Instituto de Educação de Goiás (IEG), localizado na Avenida Anhanguera, no Setor Universitário, em Goiânia. O fechamento do Instituto causou revolta em estudantes, que vão ser remanejados para outras instituições conforme a série em que estudam. Atualmente a unidade, mesmo com capacidade para atender mais, tem 202 alunos matriculados, que vão ser remanejados. Em entrevista coletiva na manhã da quarta-feira (16), a secretária titular da Seduce, Fátima Gavioli, disse que a mudança de prédio representará uma economia de R$ 500 mil para os cofres públicos. “Não temos mais dinheiro para pagar aluguel. Essa é a realidade”, afirmou.

TRANSFERÊNCIAS – Até o fechamento desta matéria, a Seduce não informou a imprensa sobre quais vão ser as unidades escolares a serem fechadas e onde vai haver o encerramento de turnos de ensino. A Assessoria de Comunicação Setorial da pasta confirmou que mais de 200 estudantes de unidades escolares estaduais do município de Anicuns vão ser transferidos para escolas municipais, após o encerramento das atividades da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Em Anicuns há falta de opções, vez que outros dois colégios, que atendiam o nível fundamental, também foram fechados em 2018. Estudantes teriam sido pegos de surpresa, com o comunicado.

PROFESSORES – E para piorar ainda mais a situação em Anicuns, a falta de notícias sobre o fechamento da instituição não é algo exclusivo de pais e alunos. Professores e servidores da escola também não sabem para onde vão ser remanejados, segundo informou à imprensa uma funcionária que preferiu não se identificar por temer represália. Segundo ela, havia burburinhos sobre o fechamento da unidade nos primeiros dias do ano. Apesar disso, os profissionais estavam confiantes.

NOTA OFICIAL DA SEDUCE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), a respeito da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Anicuns, no processo de reordenamento da rede pública estadual de ensino para o ano letivo 2019, esclarece o seguinte:

Como se trata de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), fase da Educação Básica de responsabilidade do município, a Secretaria Municipal de Educação de Anicuns assumirá a demanda da escola em duas unidades do município: Escola Municipal Manoel Garcez Bueno e Escola Municipal José Vicente Santana. Os alunos não serão separados da turma, pois a transferência está acontecendo da seguinte forma: a Escola Municipal Manoel Garcez Bueno receberá todas as turmas que seriam atendidas na E. E. Nossa Senhora no turno vespertino e mais 2 turmas do turno matutino e a Escola Municipal José Vicente Santana receberá as demais três turmas.

Atualmente a escola atende 233 alunos assim distribuídos:

– Turno matutino
1º ano – 25 alunos
2º ano – 19 alunos
3º ano – 28 alunos
4º ano – 26 alunos
5º ano – 31 alunos

– Turno vespertino
2º ano – 27 alunos
3º ano – 17 alunos
4º ano – 31 alunos
5º ano – 29 alunos

Em relação aos servidores da escola, a Seduce informa que serão remanejados para as escolas estaduais da cidade. Informa, também que as aulas na rede estadual serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 21. O reordenamento da rede pública estadual de ensino é feito, anualmente, com vistas à otimização da utilização dos recursos públicos.

Goiânia, 17 de janeiro de 2019.

Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com quase 30 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Jornal Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e o Canal Hiper T, no Youtube.

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Jataí e Serranópolis estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Na região sudoeste de Goiás, os municípios de Jataí e de Serranópolis, aparecem no Mapa do Turismo como integrantes da região Pegadas no Cerrado.

Publicado

em

Memorial e Parque JK, alguns dos cartões-postais turísticos de Jataí, no sudoeste goiano.

Na segunda-feira, 26 de agosto, o Ministério do Turismo divulgou no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. No total, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas na atualização da plataforma. Em Goiás, 79 municípios estão sinalizados no Mapa do Turismo. O Estado continua com 10 regiões turísticas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes. (Veja foto do mapa).

Na região sudoeste de Goiás, os municípios de Jataí e de Serranópolis, aparecem no Mapa do Turismo como integrantes da região Pegadas no Cerrado. Em junho deste ano o Ministério do Turismo abriu prazo para cadastramento e organização de documentos dos municípios interessados em fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021.

Uma das belezas naturais e históricas da cidade de Serranópolis, na região sudoeste de Goiás.

Para o prefeito de Serranópolis, Tárcio Dutra, é mais uma oportunidade de trabalhar os potenciais turísticos e, sucessivamente, estar buscando benefícios junto ao Ministério do Turismo para o fortalecimento do turismo no município que possui ampla riqueza histórica e natural.

O Gerente de Estruturação de Destinos e Produtos Turísticos da Goiás Turismo, também interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães, destacou que integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é fundamental para o município que pretende desenvolver seu potencial turístico. “O Mapa é uma ferramenta importante de recorte territorial que visa canalizar o uso de recursos públicos por parte do governo federal, além de ser uma grande vitrine. Infelizmente, quem saiu do Mapa deixou de considerar o Turismo como atividade prioritária”, comentou.

O Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comentou que todos os projetos desenvolvidos pela autarquia priorizam os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo. “Todos os projetos têm o olhar regional. O objetivo é fazer com que cada região, com suas características próprias, se desperte para a atividade turística”, disse Amaral.

Continue lendo

Cidades

Museu Histórico de Jataí divulga programação comemorativa dos 25 anos de fundação

A programação de aniversário é focada na tradição das fiandeiras e tecedeiras. Foto: © Comunicação/Prefeitura de Jataí.

Publicado

em

A programação de aniversário é focada na tradição das fiandeiras e tecedeiras. Foto: © Comunicação/Prefeitura de Jataí.

Jataí (GO) – O Museu Histórico Francisco Honório de Campos, no centro velho de Jataí, vai comemorar 25 anos de fundação com três grandes eventos. A programação começa no período de 28 a 30 de agosto com a realização do 22º Mutirão de Fiandeiras e Tecedeiras, um evento tradicional da cultura jataiense.

De 28 de agosto a 4 de outubro, a direção do Museu Histórico de Jataí programou a exposição “Mulheres: Trabalho, Fios e Tramas”. E, no período de 12 de setembro a 31 de outubro, vai acontecer a terceira edição do Curso de Formação de Fiandeiras e Tecedeiras, com o objetivo de fortalecer e perpetuar esta arte tradicional repassada entre gerações.

Para todos os eventos, a entrada e a participação do público são gratuitas. A programação é idealizada e promovida pela Associação Amigos do Museu Histórico de Jataí (AAMuHJ) e pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O Museu Histórico de Jataí possui um dos mais importantes acervos arqueológicos do Centro-Oeste do Brasil, trata-se do esqueleto do “Homem da Serra do Cafezal”, encontrado na vizinha cidade de Serranópolis, considerado o mais antigo da América do Sul, com mais de 11 mil anos. O período de visitação pública é de terça a sexta, das 9 às 11 horas; e dasa 13 às 17 horas.

O Museu Histórico Francisco Honório de Campos, de Jataí, está localizado na rua José Manoel Vilela, nº 286, no centro, próximo ao Rio Claro Hotel. Os telefones para informações são o 3632-4049 (Museu Histórico) e o 3632-4037 (Secretaria de Cultura).

 

Continue lendo

Brasil

Candidato de Serranópolis representa Goiás em ‘reality show’ no SBT

Publicado

em

Serranópolis (GO) – O empresário Rogério Martins, de Serranópolis, município turístico localizado na região sudoeste de Goiás, perto da divisa com o Estado de Mato Grosso, foi um dos selecionados para participar do ‘reality show’ culinário Bake Off Brasil, produzido e exibido em rede nacional de TV pelo SBT, emissora de Silvio Santos. O empresário serranopolino enfrentou uma difícil concorrência para conquistar a vaga.

O programa é apresentado por Nadja Haddad e traz uma temática em torno de confeitaria, competição e muita animação entre os participantes e todos os envolvidos com o programa. Beca Milano e Olivier Anquier são os jurados de ponta do Bake Off Brasil que já está em sua quinta edição. O programa reestreou em 10 de agosto, às 22:30h no SBT.

O participante de Serranópolis foi um dos 16 selecionados, que concorreram com mais 178 mil participantes inscritos em todo Brasil. Juntos, eles passaram por várias seletivas até chegar aos 16 aprovados finalistas para o reality show. Em Serranópolis, Rogério Martins já é conhecido no meio gastronômico, onde exerce suas funções em sua confeitaria, a D`Guste Cafeteria.

Aos 27 anos, o empresário serranopolino é o único representante de Goiás na atual temporada do Bake Off Brasil. Ele afirma ser “um cara sem frescuras”. Em Serranópolis, todos o conhecem, e seus doces são bastante consumidos. Ele se considera bom no que faz. Sua influência principal é sua família, que “tem uma queda por gastronomia” e prometeu “arrasar” no Bake Off Brasil.

O vencedor da atual temporada do Bake Off Brasil vai levar o título de Melhor Confeiteiro Amador do Brasil, recebendo um troféu em formato de uma batedeira dourada. O campeão também ganhará uma viagem para a Bélgica, berço de um dos melhores chocolates do mundo, em um tour oferecido pela Cacau Show.

No final de cada programa da temporada, as receitas exibidas vão estar disponíveis para o público no site do programa. O Bake Off Brasil é exibido aos sábados, sempre às 22h30, pelo SBT.

Continue lendo

É proibida a reprodução, total ou parcial, ou mesmo fragmentada de qualquer conteúdo publicado aqui no PORTAL REDE POP, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização por escrito do diretor-proprietário do PORTAL REDE POP, jornalista Terry Marcos Dourado.

Os infratores estão sujeitos às penalidades legais estabelecidas pela legislação brasileira em vigor. Para solicitações ou dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Diretor-Proprietário, Diretor Geral de Conteúdo e Jornalista Responsável: TERRY MARCOS DOURADO – RP n. 2.098 – MTE-DRT/GO.

PORTAL REDE POP é um portal de notícias/jornalismo e entretenimento, multiconteúdo transmídia e crossmedia, o primeiro nestas características do interior do Estado de Goiás, produzido e realizado pela Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e ProduçõesCNPJ nº 30.245.426/0001-76; Insc. Estadual nº: 52.8.0401793-2 e Insc. Municipal nº: 3.03.4194-01. Escritório regional sediado em Jataí, Estado de Goiás – Brasil.

Todo conteúdo produzido e publicado pelo PORTAL REDE POP é de inteira responsabilidade da Agência Prodartcom Jornalismo, Eventos e Produções e suas Divisões de Conteúdos Específicos: Pop TV; Estelar Filmes; Jornal Gazeta Popular; PopMix RádioWeb; Agência PopStar Artistas, Modelos e Produções e Canal Hiper T (Youtube). Todos os direitos reservados.

WhatsApp

Contatos Diretos

Estes são os meios para contato direto com o Portal Rede Pop.

WHATSAPP:(64) 9 8459-3531

TELEGRAM:(64) 9 8459-3531

JORNALISMO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre quaisquer assuntos de qualquer área do Jornalismo. Quando for o caso, garantimos sigilo às nossas fontes.

ENTRETENIMENTO GERAL:

[email protected]

Envie sugestões de pautas, convites para eventos, textos, fotos, áudios, vídeos sobre conteúdos da área de entretenimento (notas, convites para eventos culturais, shows, etc.)

ASSUNTOS COMERCIAIS:

[email protected]

Anúncios, publicidades, informes publicitários, etc.

EVENTOS E PROMOÇÕES:

[email protected]

E-mail específico para pedido de informações e inscrições em eventos e promoções diversas do Portal Rede Pop.

POP TV (conteúdo audiovisual):

[email protected]

E-mail exclusivo para dúvidas, sugestões e solicitações referentes aos vídeos e programas produzidos e exibidos pela POP TV, a WebTV do Portal Rede Pop.

Teremos imenso prazer em receber seu contato.

Rádio PopMix AO VIVO

Jornal da Pop AO VIVO

Facebook

Mais Lidas