DestaqueGoiás

Governo goiano toma medidas drásticas na Educação e assusta a comunidade escolar em todo o Estado

Fechamento de escolas, transferência para competência municipal e demissão de servidores comissionados têm causado preocupação às vésperas do início do ano letivo.

Este é o prédio do IFG onde funciona a Seduce. Em menos de 60 dias, o órgão vai ser transferido para outro local, por questões de economia na locação do espaço. | @ Divulgação/Seduce.
242Visualizações
Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento

Mal começou e a gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás, começa a causar preocupação. Além de não pagar – e não saber nem quando irá pagar – o salário de dezembro para a maioria do funcionalismo público – inclui-se aqui os servidores da educação – às vésperas do início do ano letivo, pais, estudantes e servidores de escolas públicas e colégios estaduais passam a ter uma certa tensão ao constatarem que, o que está sendo anunciado pelo governo goiano como um reordenamento da rede pública de ensino, com intenção de otimizar os recursos públicos, está na verdade fechando unidades escolares, transferindo a competência do ensino de responsabilidade do Estado para a municípios e causando demissões de cargos comissionados e funcionários concursados estão sendo chamados a se apresentarem em seus locais de origem.

Até o fechamento desta matéria, pelo menos três unidades escolares estaduais, com estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental vão ser fechadas; cinco vão passar a ser administradas pelos municípios e ainda turnos de ensino com turmas de poucos alunos vão ser extintas. Em todo o Estado existem 1.160 escolas e colégios pertencentes à Rede Estadual de Educação. Apesar de a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) negar, estudantes e pais se dizem prejudicados.

Na tarde da última terça-feira (15), a Seduce informou que, em 60 dias, vai a sede do órgão para o prédio do Instituto de Educação de Goiás (IEG), localizado na Avenida Anhanguera, no Setor Universitário, em Goiânia. O fechamento do Instituto causou revolta em estudantes, que vão ser remanejados para outras instituições conforme a série em que estudam. Atualmente a unidade, mesmo com capacidade para atender mais, tem 202 alunos matriculados, que vão ser remanejados. Em entrevista coletiva na manhã da quarta-feira (16), a secretária titular da Seduce, Fátima Gavioli, disse que a mudança de prédio representará uma economia de R$ 500 mil para os cofres públicos. “Não temos mais dinheiro para pagar aluguel. Essa é a realidade”, afirmou.

TRANSFERÊNCIAS – Até o fechamento desta matéria, a Seduce não informou a imprensa sobre quais vão ser as unidades escolares a serem fechadas e onde vai haver o encerramento de turnos de ensino. A Assessoria de Comunicação Setorial da pasta confirmou que mais de 200 estudantes de unidades escolares estaduais do município de Anicuns vão ser transferidos para escolas municipais, após o encerramento das atividades da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Em Anicuns há falta de opções, vez que outros dois colégios, que atendiam o nível fundamental, também foram fechados em 2018. Estudantes teriam sido pegos de surpresa, com o comunicado.

PROFESSORES – E para piorar ainda mais a situação em Anicuns, a falta de notícias sobre o fechamento da instituição não é algo exclusivo de pais e alunos. Professores e servidores da escola também não sabem para onde vão ser remanejados, segundo informou à imprensa uma funcionária que preferiu não se identificar por temer represália. Segundo ela, havia burburinhos sobre o fechamento da unidade nos primeiros dias do ano. Apesar disso, os profissionais estavam confiantes.

NOTA OFICIAL DA SEDUCE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), a respeito da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Anicuns, no processo de reordenamento da rede pública estadual de ensino para o ano letivo 2019, esclarece o seguinte:

Como se trata de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), fase da Educação Básica de responsabilidade do município, a Secretaria Municipal de Educação de Anicuns assumirá a demanda da escola em duas unidades do município: Escola Municipal Manoel Garcez Bueno e Escola Municipal José Vicente Santana. Os alunos não serão separados da turma, pois a transferência está acontecendo da seguinte forma: a Escola Municipal Manoel Garcez Bueno receberá todas as turmas que seriam atendidas na E. E. Nossa Senhora no turno vespertino e mais 2 turmas do turno matutino e a Escola Municipal José Vicente Santana receberá as demais três turmas.

Atualmente a escola atende 233 alunos assim distribuídos:

– Turno matutino
1º ano – 25 alunos
2º ano – 19 alunos
3º ano – 28 alunos
4º ano – 26 alunos
5º ano – 31 alunos

– Turno vespertino
2º ano – 27 alunos
3º ano – 17 alunos
4º ano – 31 alunos
5º ano – 29 alunos

Em relação aos servidores da escola, a Seduce informa que serão remanejados para as escolas estaduais da cidade. Informa, também que as aulas na rede estadual serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 21. O reordenamento da rede pública estadual de ensino é feito, anualmente, com vistas à otimização da utilização dos recursos públicos.

Goiânia, 17 de janeiro de 2019.

Portal Rede Pop Notícias e Entretenimento
Terry Marcos Dourado
Jornalista, radialista, apresentador de TV e WebTV, cerimonialista em eventos, também artista e "youtuber" no Estado de Goiás; com mais de 27 anos de experiência profissional em Jornalismo (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop (Gazeta Popular, PopTV, PopMix RádioWeb, Estelar Filmes, Agência PopStar e o Canal Hiper T, no Youtube.).

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta