Home Cidades Brasil: Tremor de terra é registrado em Mato Grosso, próximo a Barra do Garças e Aragarças (GO)

Brasil: Tremor de terra é registrado em Mato Grosso, próximo a Barra do Garças e Aragarças (GO)

1
0
5,188

Era madrugada de sábado, 9 de setembro quando um tremor de terra foi registrado no município de Araguaiana, na região oeste do Estado de Mato Grosso, a 570 km da capital, Cuiabá. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), o abalo de magnitude 3,2 na escala Richter ocorreu às 2h13min (3h13min no horário de Brasília).

O inédito tremor assustou os moradores. A artesã Nedir dos Santos, que mora em um condomínio de chácaras, em Araguaiana, disse ter acordado com o barulho. “Ouvi um barulho, como se fosse um caminhão caçamba batendo em alguma coisa, e acordei”, relatou. Ela contou que vive na pequena mato-grossense há seis anos e que essa é a primeira vez que sente algo do tipo. Segundo a moradora, o filho, que mora em Goiânia e passava o feriado prolongado na casa dela, estava acordado quando ocorreu o tremor. “Meu filho estava acordado na varanda e também ouviu o barulho”, frisou Nedir.

Vicente Adriano, que trabalha na balsa de transporte de pessoas em Araguaiana, é outra testemunha do abalo sísmico. Ele disse que estava acordado quando ouviu um barulho tão alto, que acordou a mulher dele. “Eu tinha levantado para ir ao banheiro e, quando voltei para deitar novamente, ouvi um estrondo. As janelas [da casa] tremiam. Foi uma explosão”, contou Vicente.

O morador confirmou que o fraco terremoto durou poucos segundos, tempo suficiente para assustar as pessoas. Inicialmente, Vicente Adriano disse ter pensado se tratar de explosão de fogos de artifício, pois estava sendo realizada uma festa na região, mas a hipótese logo foi descartada com o tremor.

DIVISA COM GOIÁS – Distante apenas 53 quilômetros do polo turístico formado pelas cidades de Barra do Garças (MT), Aragarças (GO) e Pontal do Araguaia (MT), todas na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, a pequena cidade de Araguaiana (MT) tem 3.221 habitantes, segundo o mais recente censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aposentado Anicácio Mecena Coutinho, morador da região de chácaras de Araguaiana (MT) também confirmou a ocorrência do fenômeno. “Foi como se estivesse caindo alguma coisa. Escutei uma pancada muito forte. Muito rápido. Na hora não soube o que era. Depois, no dia seguinte, ouvi os vizinhos comentando e ‘caiu a ficha’”, relatou.

Local exato onde aconteceu o tremor de terra de magnitude 3.2, na madrugada do sábado, 9/09, próximo à divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás, no centro do Brasil.

TREMORES CONSTANTES – Contrariando aqueles que acham ter sido, este, um tremor de terra inédito nesta região, dados disponibilizados pela Universidade de Brasília (UnB) mostram que tremores de terra são comuns em Araguaiana (MT). No total, já foram registrados 418 abalos sísmicos naquele município. O último registro foi oficialmente confirmado em fevereiro de 2016 quando o tremor registrado teve magnitude de 1,9 graus na Escala Richter. Até hoje, os dois maiores tremores de terra foram registrados na pequena cidade ocorreram em março e em maio de 1996, ambos com 3,6 graus.

O sistema de monitoramento de terremotos da UnB revelou que, no último ano, foram registrados 39 tremores de terra no Estado de Mato Grosso. O de maior magnitude, teve 3,5 graus e aconteceu em Aripuanã, em setembro de 2016. Em agosto deste ano, segundo informou a UnB, foram registrados cinco abalos sísmicos em Mato Grosso, quatro deles no município mato-grossense de Porto dos Gaúchos. O quinto tremor registrado no Estado acontecem também em agosto, desta vez no município de Terra Nova do Norte, com magnitude baixa, de 1,9 graus.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Cidades

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

De olho nas eleições de 2018, políticos voltam a prometer aeroporto regional para Jataí (GO)

Um dos maiores vexames da última gestão do ex-prefeito de Jataí, cidade da região sudoeste…