CidadesDestaqueGeralNotícias DestaquePauta Especial

Supostas agências de modelos de outros Estados estariam aplicando “golpes” em Jataí (GO) e região

Uma escolha errada pode custar o fim precoce do que poderia ser um futuro promissor.

O golpe já é muito antigo, muito batido, mas mesmo assim ainda faz um grande número de vítimas. Trata-se das supostas agências de modelos – ou agências mesmo, de fato, com propagandas duvidosas e/ou enganosas – que divulgam endereços supostamente físicos em outros Estados e que, de tempos em tempos, vêm a cidades bem longe de suas supostas sedes para “fazerem audições” (seleções) de candidatas e candidatos a modelos, manequins e, às vezes, até de atores e atrizes.

Você que lê esta reportagem, acredita mesmo que uma agência em São Paulo (SP) vai se dar ao trabalho de vir a Jataí, na região sudoeste de Goiás, a mais de 900 quilômetros de distância, somente para fazer seleções (audições) de candidatas e candidatos a modelos, manequins, atores ou atrizes? Não seria mais prático e mais lógico a tal agência fazer suas seletivas lá mesmo na cidade de São Paulo ou, na pior das hipóteses, em algum lugar do Estado de São Paulo?

Geralmente, o que mais ocorre são golpes onde pessoas, e até agências mal-intencionadas, simulam uma seletiva para, aí sim, mostrarem “a que vieram”. Após a tal “seleção”, eles oferecem um curso, geralmente de alto custo, que pode ser pago em parcelas, para “preparar tecnicamente” o/a candidato/a a modelo, manequim, ator ou atriz. Os tais cursos são ofertados em módulos, com preços em ascendência, ou seja, um módulo mais caro que o outro.

Até aí, beleza. Cada um faz o que quer com o próprio dinheiro. Se está disposto a pagar para uma agência “forasteira”, que vem de muito longe, e que apenas mantém um site lindo na internet, com algumas fotos e vídeos duvidosos, como ponto de referência e de credibilidade; o problema é seu. Mas, pague ciente de que não há, em momento algum, qualquer garantia de trabalhos, nem a curto, nem a longo prazo, nas áreas pretendidas, ou seja, modelo, manequim, ator, atriz… Dito isso, já se pode dizer que há um (mau) cheiro no ar de desperdício de dinheiro. Ou não?

No último trimestre, a produção de jornalismo do Portal Rede Pop recebeu informações de internautas preocupados com a possibilidade de supostas agências de modelos de outros Estados estarem agindo de má-fé, ludibriando a confiança, o sonho e a falta de malícia de pessoas que, supostamente, estão sendo sugestionadas e estimuladas a pagarem por um sonho que, segundo indícios, não passa de mera ilusão, embromação, enganação. E este é o assunto, no formato de uma reportagem de alerta, que escolhemos para a estreia da seção “PAUTA ESPECIAL” aqui no Portal Rede Pop.

 

CUIDADOS PARA NÃO CORRER RISCOS DESNECESSÁRIOS, E NEM JOGAR DINHEIRO FORA

Não é fácil ser modelo/manequim ou mesmo ator/atriz. Estão mais frequentes os golpes de supostas agências que estariam vindo de estados das regiões Sudeste e Sul apenas para venderem “books” (álbuns fotográficos) mediante a falsa promessa de oportunidades de trabalhos.

A agência de modelos, manequins, atores, atrizes, etc…. geralmente são a melhor porta de entrada em uma carreira artística de sucesso. A agência encontra as melhores oportunidades para o perfil de seu representado e indica qual postura deve ser tomada diante cada adversidade. Assim, uma escolha errada pode custar o fim precoce do que poderia ser um futuro promissor.

Por isso, é importante ter cautela extra no momento de escolher uma agência, especialmente quando seu filho ainda é menor de idade. Recebeu uma proposta de um olheiro, ou viu um anúncio de teste/audição/seletiva na internet ou nas redes sociais… Não faça nada sem uma extensa pesquisa sobre a empresa que deseja representar o seu pequeno.

Vale buscar referências com antigos funcionários e clientes, fazer pesquisas on-line e conhecer as instalações físicas antes de formalizar qualquer negócio. Tudo isso fará com que você conheça os profissionais que lá trabalham e possa descobrir qualquer incoerência ou desvios que não deveriam existir. Mas, faça tudo isso sem ansiedade ou vislumbres que podem “cegar” sua razão, sua racionalidade.

Chegou à empresa e encontrou o profissional que pode ficar responsável pelo seu filho? Não tenha medo de fazer tantas quantas perguntas desejar. Entenda como funcionam os procedimentos internos e se há taxas a pagar. Desconfie de pessoas que pareçam muito ansiosas para receber valores e que se neguem a responder propostas irreais. O ideal é analisar comportamentos e exigências da própria agência e compará-las aos padrões do mercado. Se estiver em dúvida, aposte nas empresas que não fazem propagandas agressivas em jornais, revistas e redes sociais, e nas que já estão consolidadas. É mais seguro e você, além de não correr riscos, não irá jogar dinheiro fora.

Empresas que hesitam em dar referências e não dão ao responsável tempo para pensar e analisar propostas com certeza não têm as melhores intenções com você ou com seu/sua filho/a. Avalie como seus funcionários tratam modelos já contratados, assim você terá uma boa ideia de como o relacionamento com a agência pode se desenvolver. Atente-se aos cuidados prestados aos modelos e às intenções que os agentes têm ao fazerem contatos. Lembre-se de que agências legítimas geralmente indicam os melhores cursos, aulas, workshops e sessões fotográficas para que o modelo possa aprimorar seus talentos, mas você deve checar o trabalho dos profissionais indicados para garantir que o aprimoramento do talento preexistente ocorrerá.

 

ALGUMAS “AGÊNCIAS” SÓ QUEREM VENDER BOOKS. E VOCÊ QUE “SE LASQUE”

Um dos mais graves riscos para quem tenta, sem cautela, oportunidades como modelo, é cair no golpe do Book Rosa, ou seja, atuar forçadamente na prostituição.

Escolher uma agência de modelos não é uma tarefa de 5 minutos. Exige um tempo e muita pesquisa na internet para ver se há algo negativo sobre a agência que você escolheu ou que está divulgando “seletivas” em sua cidade. Existem muitas agências de modelos que só querem vender books e não tem nem carta de clientes para oferecer, mas como isso é uma mina de dar dinheiro, e trata-se de um sonho de uma pessoa, então os pais acabam cedendo sem nem pesquisar mais sobre a agência que foi procurar.

Uma agência de modelos honesta não está em busca de vender um book (álbum de fotos), e sim de vender a/o modelo/manequim. É óbvio que uma venda de book é necessária, fundamental. Mas se tem que pagar por um book profissional, é melhor já escolher o profissional de uma agência de modelos bacana, dessa forma você garante a qualidade do seu book. Vale ressaltar que mesmo um estúdio fotográfico pode fazer o tal book.

SUMIÇO – Cuidado com agências de modelos que prometem testes, audições, seletivas. Muitas delas apenas querem vender book pra você no final do tal teste/seletiva, ou mesmo de um suposto “módulo inicial/básico” e, assim que pegarem o seu dinheiro, simplesmente somem, desaparecem. Sequer vão atender seus telefonemas.

DICAS DE PROTEÇÃO – Toda agência verdadeiramente séria jamais contratará você sem que você tenha o registro profissional (conhecido como DRT) de modelo, manequim, ator, atriz, entre outras profissões artísticas. Além desta dica básica fundamental, fazemos aqui os seguintes alertas a você. Atenção para eles:

  • Se a pessoa quiser te apressar, te levar a fazer um pagamento na hora, sem ter tempo para pensar, desconfie.
  • Se houver muito “sigilo” e ninguém souber te informar datas precisas de testes, provas de figurino, nome da empresa, etc., fuja.
  • Se receber muitos elogios, do tipo “nós gostamos muito de você” ou “você tem um perfil que nos interessa muito”, acione o seu radar. Ninguém vai te elogiar à toa.
  • Peça informações sobre a empresa, como o CNPJ. Agências sérias não terão problema em fornecer dados como esse (e são juridicamente obrigadas a fornecê-los), e eles serão necessários caso você tenha que fazer uma reclamação formal.
  • Pesquisar o último evento realizado pelo produtor ou scouter. É importante ter contato com pessoas que já passaram pela seleção, verificar se as pessoas são reais, é muito fácil dizer que lançou uma modelo que já é famosa, difícil é comprovar. Atente-se que esta pessoa tenha hoje modelos em formação e lançando no mercado, cuidado com falsas promessas e oportunidades milagrosas.
  • Certifique-se de que você está entrando para uma agência e que a seleção não é para te apresentar para outras agências. O grande erro de novos modelos é cair em armadilhas onde os olheiros/selecionadores chegam às cidades apresentam oportunidades fantasiosas, e não possuem agência própria, nem equipamentos e estrutura para representar seu filho, cobram valores altíssimos para simplesmente apresentá-lo para outra agência.
  • Avaliar se o que está sendo oferecido será realmente realizado, verificar contrato para cada produto oferecido contrato de cursos, certificando-se de que a pessoa tenha DRT para emitir este certificado, contrato de acessória que a empresa venha a ter com sua imagem, e o mais importante, onde ela vai divulgar. Peça referencia de jornais e revistas e sites.
  • A carreira de modelo é uma carreira que exige dedicação e muitas vezes o próprio modelo desiste de investir ou continuar buscando os seus objetivos, mas é muito importante que a agencia faça seu papel que é preparar e lançar no mercado. Um serviço fundamental de uma agência séria é o encaminhamento do/a candidato/a a modelo, manequim, ator e atriz para a obtenção do registro profissional (o DRT). Este documento é uma garantia do SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões – para que modelos possam participar de grandes eventos onde somente agências credenciadas têm acesso. Além disso, atores e atrizes só podem trabalhar profissionalmente após possuírem o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego.

CRIMES – O pior dos piores é quando ocorre de uma suposta agência, além de aplicar o golpe acima mencionado, pode também estar envolvida em práticas de crimes graves como pedofilia, rufianismo, tráfico de pessoas para fins sexuais, entre outros absurdos não tão incomuns como você pode estar pensando que seja.

Reflita sobre a seguinte situação: Uma agência que diz ser de algum Estado da região Sudeste ou do Sul do Brasil, vem a Jataí (GO) ou região fazer seletivas. Você acha mesmo que as tais pessoas “selecionadas” que vão comprar os tais cursos oferecidos, serão levadas, com todas as despesas pagas para fazerem trabalhos de modelo, manequim, ator ou atriz, em algum Estado das regiões Sudoeste ou Sul do país? Mesmo assim, centenas de pessoas caem, todos os anos, facilmente nestas lábias malditas.

PROTEJA-SE – Por mais que sua ansiedade e ambição pela fama artística te perturbem, procure ter calma e um raciocínio mais lógico para não cair nas armadilhas preparadas para candidatos ao estrelato, seja como modelo, manequim, ator ou atriz; que buscam fama rápida, sem qualquer planejamento ou análise de ofertas. A recomendação mais segura é procurar uma agência local, próxima de você e buscar uma oportunidade com ela, porém, antes, certifique-se de como esta agência funciona e quais as oportunidades que ela pode oferecer a você.

Em Jataí e região, a Agência PopStar – Artistas, Modelos e Produções, foi criada com objetivos específicos de descobrir, preparar e revelar novos talentos artísticos. Outro serviço ofertado pela agência é o de agenciamento artístico para quem já tem considerável experiência, seja como modelo, manequim, ator, atriz, cantor/a, ou outras modalidades artísticas. Além disso, outro ramo de atuação da Agência PopStar é a preparação e disponibilização de mão-de-obra (recursos humanos) artística para eventos e produções audiovisuais (cinema, tv, webtv, webséries, curtas-metragens, etc.).

Envie sugestões de pautas para a produção de jornalismo do Portal Rede Pop para a seção Pauta Especial, onde serão exibidas reportagens especiais, com absoluto destaque, que exijam apuração e produção mais elaborada, às vezes até mesmo uma investigação jornalística, enfim, temas de maior repercussão e relevância. Envie texto, fotos, documentos, vídeos para o WhatsApp (64) 9 9600-8865, com o título “Sugestão para Pauta Especial”. Se preferir, mande um e-mail para: jornalismo@portalredepop.com.

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios