Home Cultura Cinema Mostra “Trash”promove oficinas gratuitas de efeitos visuais de terror para cinema e vídeo

Mostra “Trash”promove oficinas gratuitas de efeitos visuais de terror para cinema e vídeo

0
0
631

A Mostra Internacional de Cinema Fantástico oferece aulas práticas de Efeitos Especiais em Maquiagem e de Cinema de Alfred Hitchcock ministrada por nomes renomados do cinema de terror brasileiro.

A “TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico” está com inscrições abertas para as oficinas de Efeitos Especiais em Maquiagem e de Cinema de Alfred Hitchcock. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Mostra TRASH (www.mostratrash.com) até o dia 5 de dezembro.

A oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem será ministrada pelo diretor Rodrigo Aragão, nos dias 8 e 9 de dezembro, das 14 às 18 horas, no Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado, praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (praça Cívica), Nº 2, centro), em Goiânia (GO). As aulas práticas são destinadas aos amantes dos efeitos especiais, sejam profissionais ou amadores, e visa ensinar técnicas utilizadas em teatro e cinema na caracterização de personagens e na criação de ilusões e efeitos, seguindo padrões de qualidade internacionais.

Rodrigo Aragão é um dos maiores nomes do cinema de horror do cenário brasileiro. Atuando no ramo há mais duas décadas, o diretor e maquiador tem no currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas-metragens e oficinas em diversos eventos cinematográficos. Rodrigo tornou-se referência em efeitos especiais em todo o país com seu longa A Noite do Chupacabras (2011). O diretor teve o privilégio de trabalhar lado a lado com o cineasta José Mojica Marins no filme As Fábulas Negras (2015), que abre a exibição de longas-metragens na TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico.

O crítico cinematográfico e curador da "Mostra Trash", Carlos Primati, vai ministrar a Oficina de Cinema de Alfred Hitchcock.
O crítico cinematográfico e curador da “Mostra Trash”, Carlos Primati, vai ministrar a Oficina de Cinema de Alfred Hitchcock.

A Oficina de Cinema de Alfred Hitchcock vai ser ministrada pelo crítico e curador da Mostra TRASH, Carlos Primati. As aulas serão realizadas de 8 a 10 de dezembro, das 14 às 17 horas, na Escola Goiana de Desenho Animado (Alameda do Botafogo, 235, 1º andar, centro, Goiânia). O objetivo da oficina é celebrar a obra do grande cineasta Alfred Hitchcock de uma forma abrangente, desde os seus primeiros filmes mudos até a consagração internacional, no início da década de 40.

Carlos Primati se dedica à pesquisa do cinema de horror mundial há mais de 20 anos. O jornalista publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e coproduziu, juntamente com Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano.

A Mostra Internacional de Cinema Fantástico, produzida pela MMarte Produções, é patrocinada pelas leis municipal e estadual de Incentivo à Cultura. O festival acontece de 7 a 11 de dezembro, no Cine Cultura, em Goiânia (GO). A entrada é franca.

INFORMANDO:

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem, com o diretor Rodrigo Aragão | Data: 8 e 9/12 | Horas: 14h às 18h | Local: Cine Cultura (Sala Multimeios do Centro Cultural Marieta Telles Machado) – Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (praça Cívica), Nº 2, centro, em Goiânia (GO).

Sinopse: Destinada aos amantes dos efeitos especiais, profissionais ou amadores, a oficina Efeitos Especiais em Maquiagem irá ensinar técnicas utilizadas em teatro e cinema na caracterização de personagens e na criação de ilusões e efeitos, seguindo padrões de qualidade internacionais.

Rodrigo Aragão: Diretor e maquiador, é um dos maiores nomes do cinema de horror do cenário brasileiro. Trabalha na área de efeitos especiais há 20 anos. No currículo, mais de 25 peças de teatro, 15 curtas metragens e oficinas em diversos eventos cinematográficos.  É criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum (2000 a 2016). Com o primeiro longa metragem, Mangue Negro (2008), considerado cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios como o de Melhor Filme no Buenos Aires Rojo Sangre, na Argentina. Com o segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011), Aragão tornou-se referência em efeitos especiais em todo o Brasil.  Com o longa Mar Negro (2013),  encerra a trilogia de terror tropical  e  é  consagrado como um dois maiores expoentes da arte de maquiagem de efeitos especiais  do cinema de gênero latino-americano. Nesta escalada de sucessos, Aragão realizou em 2014 o sonho de trabalhar lado a lado com o  cineasta José Mojica Marins no filme que abre a TRASH 2016: As Fábulas Negras (2015).

Informações complementares –  Pré-requisito: idade mínima 16 anos; carga-horária: 8 horas; vagas: 20 alunos.

_______________________________________________

Oficina de Cinema de Alfred Hitchcock, com Carlos Primati | Data: 8, 9 e 10/12 | Horas: 14h às 17h | Local: Escola Goiana de Desenho Animado – Alameda do Botafogo, 235, 1º andar, centro, Goiânia (GO).

Sinopse: A proposta dessa oficina é presentar a obra do cineasta Alfred Hitchcock de uma maneira ampla, indo desde seus primeiros filmes mudos, realizados na Inglaterra, até sua consagração internacional a partir de sua chegada a Hollywood, no início da década de 1940. Os temas recorrentes, como a culpa, o pecado, a esquizofrenia, a figura dominadora da mãe e as obsessões sexuais, são analisados juntamente das técnicas de filmagem criadas, desenvolvidas e/ou aprimoradas por Hitchcock para formar um estilo que, ao mesmo tempo que possui suas marcas próprias e inconfundíveis, é também um dos mais imitados por cineastas de várias gerações. A gastronomia, o cuidado com os figurinos e a escolha das canções também estão entre os temas discutidos no curso.

Carlos Primati: Curador da Mostra TRASH desde 2012, é jornalista, crítico, tradutor, historiador e pesquisador, dedicado ao cinema de horror mundial há pelo menos 20 anos. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins, sobre o Horror no Cinema Brasileiro e sobre o cineasta Carlos Hugo Christensen, firmando parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas à produção nacional no gênero. Escreveu ensaios para catálogos das mostras de George A. Romero, da atriz Ruth de Souza e para o centenário de Kirk Douglas. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, na edição original de 1998 e na reedição revisada e ampliada de 2015.

Coproduziu, juntamente de Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano, e participou da reedição da coleção em 2013, entrevistando o cineasta e assinando um ensaio crítico. Como tradutor, colabora com a editora DarkSide, em livros sobre Robert Englund e a série de TV Twin Peaks. Ministra cursos de cinema sobre Alfred Hitchcock, Expressionismo Alemão, Cinema de Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror Independente / Cinema Grindhouse, Zé do Caixão, Horror no Cinema Brasileiro, Ficção Científica e Fantasia no Cinema Brasileiro, Apocalipse Zumbi, Horror Blaxploitation etc., participando de festivais e mostras por todo o Brasil, como Hitchcock (CCBB-SP e Belo Horizonte, e Unimonte, em Santos).

Informações complementares –  Pré-requisito: idade mínima 16 anos; carga-horária: 9 horas; vagas: 15 alunos.

_______________________________________________

Mostra Internacional de Cinema Fantástico | Data: 7 a 11 de dezembro | Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (praça Cívica), Nº 2, centro), em Goiânia (GO). Entrada franca.

Mais informações, acesse: www.mostratrash.com.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Cinema

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

De olho nas eleições de 2018, políticos voltam a prometer aeroporto regional para Jataí (GO)

Um dos maiores vexames da última gestão do ex-prefeito de Jataí, cidade da região sudoeste…