CidadesDestaqueNotícias DestaquePrefeitura de Jataí GOSaúde

Jataí (GO): Hospital das Clínicas vai atender por classificação de risco; casos mais graves vão ser prioridade

Na intenção de melhorar substancialmente o atendimento, tornando-o mais humanizado como deseja a população jataiense, a prefeitura de Jataí, cidade da região sudoeste de Goiás, a partir do dia 1º de fevereiro, vai implantar no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho (ex-Centro Médico Municipal) o mesmo sistema de atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, ou seja, o “Acolhimento com Classificação de Risco por Cores” onde os casos mais graves vão ser priorizados.

O sistema de identificação colorida de prioridades no atendimento é utilizado por vários hospitais no Brasil e se baseia no Protocolo de Manchester, cidade da Inglaterra. Ele foi estabelecido em 1994, por um grupo de profissionais especializados em triagem. No Brasil, o sistema também conhecido por “classificação de risco” foi utilizado pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais.

Em 2017, o prefeito Vinícius Luz (PSDB) fez diversas visitas ao Hospital das Clínicas Municipal com o objetivo de conhecer “in loco” a realidade diária do hospital e implantar melhorias no decorrer de sua gestão.

O acolhimento com classificação de risco por um sistema de cores consiste na realização de um atendimento prévio –  a chamada triagem – oportunidade em que são considerados sinais e sintomas apresentados, também mediante os resultados imediatos das ações de verificação dos sinais vitais do paciente – como pressão, batimentos cardíacos e glicemia – e após este pré-atendimento, o paciente receberá uma cor específica de acordo com o nível de prioridade para o seu atendimento em consultório. A cor recebida também designa o tempo de espera pelo atendimento médico pelo paciente.

Assista, a seguir, ao vídeo institucional explicativo produzido e divulgado pela Prefeitura de Jataí.

CORES – A partir de 1º de fevereiro, as pessoas que comparecerem ao Hospital das Clínicas de Jataí em busca de atendimento vão ser classificadas em quatro cores:

VERMELHO –  Esta cor indica que o paciente deve receber atendimento imediato (de emergência).

AMARELO – Esta cor indica que o paciente deve receber atendimento rápido (de urgência).

VERDE – Esta cor indica que o paciente pode aguardar um pouco pelo atendimento (considera a situação como um caso de pouca urgência).

AZUL – Esta cor indica que o paciente pode ser atendido numa Unidade Básica de Saúde (considera a situação como caso não urgente).

Após essa triagem, a depender de suas classificações, os pacientes vão ser encaminhados para o atendimento médico no próprio Hospital das Clínicas, ou vão ter suas consultas agendadas para uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Promoção da saúde e prevenção de doenças e suas complicações

UBS Dr. Gilberto Inácio Cardoso, na Vila Olavo, zona sul de Jataí (GO).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem à comunidade, entre outros benefícios, o acompanhamento de hipertensos, diabéticos, adolescentes, mulheres, homens, idosos, crianças e grávidas. As UBS realizam exames de prevenção de câncer de colo de útero e exames para o diagnóstico de hanseníase e tuberculose e consultas e tratamentos odontológicos para bebês, crianças, jovens e adultos e, ainda, fazem acompanhamento preventivo odontológico nas escolas.

Nas UBSs, também são realizadas consultas médicas e de enfermagem, aplicação de vacinas, inalação, curativos, retirada de pontos e outros pequenos procedimentos, além de ser possível verificar a glicemia, a pressão arterial, realizar pesagem e conseguir preservativos (camisinhas) de forma gratuita. Nessas unidades, a população ainda recebe informações sobre várias doenças e participa de grupos de educação em saúde. É por meio das UBS que são realizadas visitas domiciliares com médico, enfermeiro e agente comunitário de saúde.

Nas Unidades Básicas de Saúde o atendimento pode ser realizado com hora marcada e com um médico da família que passa a conhecer o histórico do paciente. Nas UBS a população pode buscar por serviços de prevenção e o tratamento de doenças e ainda, o bem-estar de toda a família.

A seguir, saiba onde estão as UBS em atividade na cidade de Jataí (GO).

UBS Vila Olavo – Unidade Básica de Saúde Dr. Gilberto Inácio Cardoso – Avenida Rio Verde, 273, Vila Olavo. Fone: (64) 3636-1032.

UBS Cj. Estrela D’Alva – Unidade Básica De Saúde Dr. Otto Carneiro Maciel – Avenida Francisco Antônio, Qd 08, Conjunto Estrela D’Alva. Fone: (64) 3636-1062.

UBS Setor Santo Antônio – Unidade Básica de Saúde Professor José Barros Cruz – Rua do Rosário esquina com Rua 3, Setor Santo Antônio. Fones: (64) 3636-1064 / 3636-1060.

UBS Vila Fátima – Unidade Básica de Saúde Marcondes Franco Carvalho – Rua Lauro Taveira, 1194, Vila Fátima. Fone: (64) 3636-1066.

UBS Colmeia Park – Unidade Básica de Saúde Moisés Maia Firmo – Avenida Ribas Marques, 447, Colmeia Park. Fone: (64) 3636-9645.

UBS Cj. Rio Claro – Unidade Básica de Saúde Dr. Nestor Cury – Alameda Rio Claro esquina com Alameda Rio Verde, Conjunto Rio Claro I. Fones: (64) 3636-1061 / 3636-1033.

UBS Vila Brasília – Unidade Básica de Saúde Aristóteles de Rezende – Rua dos Rodoviários esquina com Rua 3, Vila Brasília. Fone: (64) 3636-1019.

UBS Vila Sofia – Unidade Básica de Saúde Dr. José Inácio Cardoso – Avenida D, nº 859, Vila Sofia. Fone: (64) 3636-2745.

UBS Centro/Av. Goiás – Unidade Básica de Saúde James Phillip Minelli – Avenida Goiás, 30, Centro. Fone: (64) 3636-1063.

UBS Rio Paraíso/Zona Rural – Unidade Básica de Saúde Assentamento Rio Paraíso BR 060, Fazenda Rio Paraíso, Zona Rural. Fone: (64) 9.9627-6412.

UBS Distrito de Naveslândia – Avenida São Paulo Cuiabá, Qd.17, Lt.00. Fone: (64) 3019-1024.

UBS Distrito de Estância – Avenida Humberto de Queiroz, Qd.12, Lt.07, Vila Nossa Sra. do Carmo. Fone: (64) 3631.9010.

Com informações da Superintendência de Comunicação Institucional da Prefeitura de Jataí (GO).

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios