Home Cidades JATAÍ (GO) EM CHAMAS: Queimadas e baixíssima umidade do ar causam temperatura inédita de 47 graus em Jataí (GO)

JATAÍ (GO) EM CHAMAS: Queimadas e baixíssima umidade do ar causam temperatura inédita de 47 graus em Jataí (GO)

0
1
4,344

A gente abre esta reportagem com o vídeo inédito das primeiras imagens feitas por volta das 19 horas desta quarta-feira, 13 de setembro de 2017, quando um incêndio de grandes proporções voltou a ocorrer em área militar do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade do Exército Brasileiro em Jataí, cidade da região sudoeste de Goiás. Segundo informações, o novo incêndio (o primeiro ocorreu em 29 de agosto deste ano, veja o vídeo mais abaixo), teria começado por volta das 15 horas.

Quatro horas mais tarde, por volta das 19 horas, como se pode constatar neste vídeo abaixo, produzido pelo canal Pop TV aqui do Portal Rede Pop, o incêndio se alastrou rapidamente pela mata completamente seca, vez que não chove na cidade há mais de 120 dias. O enorme incêndio, certamente o maior incêndio ambiental já ocorrido na história de Jataí (GO), iluminou os arredores do Memorial JK e do Mirante do Cristo, ambos cartões postais da cidade às margens da BR 060, saída para Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Assista a seguir ao vídeo do maior incêndio ambiental já registrado em Jataí (GO), ocorrido nesta quarta-feira, 13/9/2017:

O DIA SEGUINTE – No amanhecer desta quinta-feira, 14 de setembro, ainda há diversos focos de incêndio na região entre o Memorial (museu) Presidente JK e o Mirante do Cristo Redentor. Veja as imagens feitas pouco depois das 6 horas da manhã do dia seguinte ao início do maior incêndio ambiental ocorrido em Jataí. Assista ao vídeo abaixo.

Acidentais ou criminosas? O fato é que as queimadas que violentam e impactam perigosamente o meio ambiente estão se tornando rotina em Jataí, cidade da região sudoeste de Goiás. Em 29 de agosto deste ano, um incêndio de grandes proporções, controlado com muita dificuldade, queimou parte da área militar, de propriedade do 41º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (veja o vídeo abaixo). Naquela ocasião, em quase toda a cidade o ar ficou pesado, quase irrespirável, além da fuligem tomar conta de ruas e residências.

Incêndio de grandes proporções e que demorou para ser controlado, ocorrido em área militar do Exército Brasileiro em Jataí (GO), na tarde de 29/8/2017 deixou o ar irrespirável em toda a cidade. Logo abaixo, você vê imagens em vídeo do mesmo incêndio.
Vista panorâmica do grande incêndio em área militar do Exército Brasileiro em Jataí (GO), ocorrido em 29/8/2017. O ar ficou irrespirável por quase toda a cidade.
13/9/2017: Imagem panorâmica do maior incêndio ambiental já ocorrido na história de Jataí, cidade da região sudoeste de Goiás.
Imagem curiosa mostra o incêndio se aproximando do mirante do Cristo Redentor.

NOVO GRANDE INCÊNDIO – E nesta quarta-feira, 13/9, mais queimadas tornaram o ar irrespirável em Jataí (GO). Na rede social Facebook, moradores do Residencial das Brisas postaram fotos e reclamaram do que, segundo eles, tem sido descaso por parte do Corpo de Bombeiros local. “Esta é a última rua do Residencial das Brisas. Dois dias queimando a mata perto do rio. Hoje pela manhã tinha pouco fogo ainda. Chamamos os bombeiros deram uma olhada e foram embora”, denunciou a internauta Vera Maria Berdian Aimi no grupo “Jataí em Debate”, do Facebook.

 

Nesta quarta-feira, 13/9/2017, além do segundo grande incêndio em área militar do Exército Brasileiro, moradores do Residencial das Brisas usaram o Facebook para reclamar, segundo eles, do descaso dos Bombeiros na intensa queimada em área ao lado do residencial, como mostra esta imagem.
Moradores do Residencial das Brisas usaram um grupo local do Facebook para reclamarem da falta de ação dos Bombeiros no combate ao incêndio em área ao lado do residencial.
Moradores do Residencial das Brisas usaram um grupo local do Facebook para reclamarem da falta de ação dos Bombeiros no combate ao incêndio em área ao lado do residencial.
Incêndio em área ao lado do Residencial Brisas.

Na mesma postagem, o internauta Sérgio Cardoso, respondeu à Vera Aimi que havia ficado sabendo por meio de um oficial bombeiro que os bombeiros de Jataí estavam no local desde a madrugada, provavelmente a uma hora da manhã. Vera Aimi comentou manifestando ainda maior indignação. Assim, ela escreveu: “Eu vi o caminhão (dos bombeiros) passar e nem parou. Estou indignada pois o fogo era pouco. Se tivessem apagado não tinha causado este dano todo.” Até o fechamento desta reportagem, a produção de jornalismo da Gazeta Popular/Portal Rede Pop ainda não obteve explicações do Corpo de Bombeiros sobre as reclamações de moradores da região do Residencial das Brisas.

O ex-vereador e atual secretário de Cultura de Jataí, Gênio Eurípedes lamentou em seu perfil no Facebook a reincidência de um grande incêndio em área do Exército Brasileiro, fato que tornou o ar irrespirável na cidade no meio da tarde desta quarta-feira, 13/9.
No meio da tarde desta quarta-feira, 13/9/2017, os painéis informativos de hora e temperatura espalhados pela cidade informaram uma temperatura recorde e histórica de 47 graus em Jataí (GO).

JATAÍ “INFERNAL” COM TEMPERATURA HISTÓRICA DE 47 GRAUS

JATAÍ, 47 GRAUS – Há quase dois meses, vivendo dias infernais, com altas temperaturas e níveis baixíssimos, muito preocupantes, de umidade do ar, principalmente durante a tarde, nesta quarta-feira, 13/9, Jataí pode ter tido o dia mais quente do ano e, certamente de toda sua existência. Painéis informativos de hora e temperatura instalados em pontos estratégicos da cidade, como os parques/lagos Diacuy e Juscelino Kubitschek de Oliveira (Parque JK) registraram temperatura absurda de 47ºC .

Vale ressaltar que estes aparelhos eletrônicos estão expostos sem qualquer proteção contra as ações dos raios solares. E para piorar a situação, a cidade teve nesta quarta-feira, 13/9, mais um incêndio ambiental de grandes proporções em região próxima ao local da grande queimada da semana passada.

SINTOMAS – Quanto mais baixo é o nível da umidade relativa do ar, mais perigoso é para a saúde humana. A baixa umidade do ar provoca problemas respiratórios, aumenta a sensação de fadiga física e desconforto, assim como o calor intenso. As reações acontecem mesmo com as pessoas que não ficam em exposição direta ao sol, principalmente no período crítico entre 10 e 17 horas.

Durante o período crítico, a recomendação geral é para que as pessoas bebam bastante líquido, se hidratem durante todo o dia e se protejam das irradiações solares, tanto de calor quando de radiação. Trabalhadores que vivem diariamente expostos ao sol, jamais devem trabalhar desprotegidas. Isso vale para ambulantes, carteiros, trabalhadores da limpeza pública, agentes de saúde, profissionais da construção civil, entre outros. É fundamental que os empregadores optem por horários alternativos e que exponham seus funcionários a riscos menores na exposição ao sol ou ao calor e à baixa umidade do ar.

Abaixo, você tem novas imagens do incêndio de grandes proporções, o segundo, ocorrido em área de propriedade do Exército Brasileiro em Jataí (GO). Este novo incêndio ocorreu na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro de 2017. Clique sobre cada foto para expandí-la.

Aguarde novas atualizações desta reportagem publicadas aqui a qualquer momento. Volte logo mais para ler as atualizações.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Cidades

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

De olho nas eleições de 2018, políticos voltam a prometer aeroporto regional para Jataí (GO)

Um dos maiores vexames da última gestão do ex-prefeito de Jataí, cidade da região sudoeste…