CidadesCulturaDestaque

Governador confirma presença no desfile em comemoração aos 123 anos de Jataí, neste domingo

Excepcionalmente realizado em junho, e não na data original de 31 de maio, o tradicional desfile alegórico, cívico e militar vai apresentar surpresas que promete emocionar o público.

O governador de Goiás, José Eliton (PSDB), juntamente com o ex-governador Marconi Perillo e o deputado federal Giusepe Vecci são algumas das autoridades que confirmaram presença e vão ser recepcionadas pelo prefeito Vinícius Luz (PSDB) e demais autoridades municipais na manhã deste domingo, 10 de junho, quando a prefeitura vai realizar o tradicional desfile alegórico, cívico e militar em comemoração ao aniversário da cidade que, em 31 de maio, completou 123 anos de emancipação político-administrativa.

Tanto o desfile, quanto o cronograma de inaugurações de obras da prefeitura foram prejudicados em decorrência da paralisação nacional dos caminhoneiros que causou total desabastecimento, principalmente de combustíveis, em todas as cidades do país. Até mesmo a 46ª Exposição Agropecuária local – Expaja 2018 – teve que adiar para esta semana sua programação de shows principais. A exposição termina na noite deste domingo com a grande final do rodeio e show com a dupla sertaneja Vitor & Léo. A entrada é gratuita.

FORMATO INOVADOR – Em formato inovador, e sob a coordenação-geral da Secretaria de Cultura, com o apoio da Secretaria de Educação e da Subsecretaria Regional de Educação; o desfile volta a acontecer e, desta vez, prometendo novidades e muita emoção na avenida nas homenagens que vão ser feitas à personalidades destaques da sociedade jataiense. A cultura jataiense terá grande destaque também com a participação das fiandeiras e da Orquestra Municipal de Violeiros.

A alegoria do desfile vai retratar, com emoção e capricho, os destaques da cultura goiana, com foco na religiosidade, característica peculiar de Goiás. O centenário da Festa da Região da Onça (zona rural de Jataí), as Cavalhadas de Pirenópolis e Palmeiras de Goiás, a Festa do Divino Pai Eterno, de Trindade, são algumas das reverências que serão feitas no desfile comemorativo ao aniversário de Jataí, que também vai destacar os blocos carnavalescos do tradicional carnaval de rua de Caiapônia, entre outras atrações.

Além de pelotões militares, e da parte alegórica que vai retratar, com emoção e capricho, os destaques da cultura goiana, com foco na religiosidade, característica peculiar de Goiás, haverá momentos que prometem emocionar o público através das homenagens a algumas personalidades jataienses com destacada relevância sociocultural.

CONFIRA UM POUCO SOBRE AS PERSONALIDADES QUE VÃO SER HOMENAGEADAS NO DESFILE

NICO MIRANDA – Em 2012, a Casa do Artesão indicou o artesão Nico Miranda, residente da cidade de Jataí, inventor da técnica de acoplagem em artesanato, para participar do Concurso da Unesco, ocasião em que o artesão foi o único contemplado no estado de Goiás com o Prêmio de Excelência da Unesco, através de uma peça feita em cabaça, chamada “Santa Inanimada”. Atualmente, esta peça viaja o mundo, através da Unesco, representando o Brasil em edições do “Reconhecimento de Excelência da Unesco para produtos artesanais do Mercosul”.

GERALDO BILICO – Homem simples, popular, carismático. Um amante da vida rural e da natureza. Assim é “seu” Geraldo Bilico de Carvalho, atualmente aos 101 anos, um homem com uma vitalidade e uma vivacidade impressionantes. Ainda bastante lúcido na condução de seu veículo, Geraldo Bilico possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais antiga de Jataí, válida há mais de 50 anos.

LINDOMAR REZENDE – Cantor, compositor e ex-vereador jataiense (entre outras atividades), o “Irmão” tornou-se um dos artistas mais populares de Jataí e região. Nos anos 80, foi eleito vereador em Jataí para um único mandato. Por muitos anos, se apresentava com o companheiro João Batista e sanfoneiro Mouracito. A dupla tinha uma banda de forró. Lindomar Rezende morreu, aos 67 anos, no dia 10 de setembro de 2017, em decorrência de complicações causadas pelo diabetes.

TRÊS MIL NO ELENCO – Cerca de três mil pessoas integram o elenco que vai desfilar pela Avenida Goiás, entre a esquina da Rua Zeca Lopes e a esquina da Avenida Rio Claro. A programação começa às 8 horas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino a Jataí, na Praça Tenente Diomar Menezes, onde haverá uma tribuna para receber as autoridades civis e militares.

MAIS NOVIDADES – Um grupo de jataienses que nasceram em 31 de maio, participantes da campanha “Eu e Jataí”, lançada pela prefeitura e pelo Thermas Jatahy, após desfilar pela avenida, vai receber homenagem pelo prefeito Vinícius Luz.

Carros antigos e veículos utilizados em manobras de draft vão ser algumas das curiosidades que vão desfilar na avenida. O Thermas Jatahy vai destacar, em desfile, as potencialidades turísticas locais. As bandas do Colégio Militar (CPMG) Nestório Ribeiro e do Exército (41º BIMtz) estão confirmadas na programação e prometem ser um dos destaques do desfile.

DESFILE ALEGÓRICO, CÍVICO E MILITAR – JATAÍ 123 ANOS
Data: Domingo, 10 de junho.
Horário: A partir das 8 horas.
Local: Avenida Goiás, entre a Rua Zeca Lopes e a Avenida Rio Claro – centro.

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios