Home Destaque Goiás: Anvisa proíbe venda de paçocas com componente que pode causar câncer

Goiás: Anvisa proíbe venda de paçocas com componente que pode causar câncer

0
0
390

Laudo de laboratório afirma a identificação de substância cancerígena em um lote da Paçoca Rolha, da Dicel.

Em meio ao escândalo do mercado brasileiro de carnes, inclusive envolvendo um frigorífico de Mineiros, cidade da região sudoeste de Goiás, nesta segunda-feira (20/3) uma marca de paçoca produzida em Goiás teve sua comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conter um ítem que pode causar câncer.

De acordo com a Anvisa, o doce de amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel, apresentou resultados insatisfatórios no quesito limite de micotoxinas. O lote número 0027 do produto, distribuído pela Indústria e Logística Wethonklauss Constante Ltda., extrapolou no limite do teor de aflatoxinas permitido pela legislação brasileira. As aflatoxinas são espécies de micotoxinas encontradas em alimentos.

Segundo o relatório produzido pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas LAMIC, sediado em Santa Maria (RS), foi detectado teores de aflatoxinas acima do limite máximo tolerado (LMT), permitido para amendoim com casca, descascado, tostado ou cru, também nas formas de manteiga ou pasta.

A Anvisa informou que as aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas (que podem causar câncer), razão pela qual produtos nestas circunstâncias – fora das especificações da Anvisa – não podem ser consumidos pela população. Vale ressaltar que a interdição cautelar da Anvisa é válida para todo o país e se aplica exclusivamente ao lote número 0027 do produto doce de amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel, com data de fabricação em 18/11/2016 e data de validade até 18/11/2017.

Em nota enviada à imprensa, a empresa Dicel disse que foi surpreendida pela informação e negou ter sido notificada pela Anvisa. Assim diz a íntegra da nota:

“A Dicel atua no mercado há mais de 20 anos, e nunca tivemos um problema como este. Primamos pela qualidade da nossa linha de produtos, eles são a nossa maior propaganda, pois a empresa é pequena. É somente o boca a boca que tem mantido a empresa no mercado.” – informa a nota oficial da Dicel. A empresa ressaltou, ainda, que segue os padrões de conformidade estabelecidos pela Anvisa, e que vai buscar se orientar junto ao órgão federal.

Para ler a íntegra do comunicado oficial da Anvisa, publicado no Diário Oficial da União, CLIQUE AQUI.

fio

Instagram_App_Large_May2016_200ATENÇÃO! – SIGA O PORTAL REDE POP NO INSTAGRAM [@portalredepop] (<=Clique no link ou na logo do Instagram.) E RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRÍSSIMA-MÃO. SEGUINDO, VOCÊ TAMBÉM VAI PARTICIPAR DE SORTEIOS E PROMOÇÕES.

assine-newsletter

ATENÇÃO! – ASSINE GRÁTIS com seu e-mail o Boletim Informativo (Newsletter) do Portal Rede Pop e seja automaticamente informado toda vez que publicarmos uma notícia nova aqui no portal. Para assinar grátis é fácil. Vá para o campo disponível no topo da coluna à direita desta tela. Lá, digite seu e-mail e clique no botão de confirmação. Pronto! Procure em seu e-mail (ou caixa de spam) pelo e-mail cujo remetente será sempre a palavra “Portal Rede Pop | Últimas Notícias“. Abra e leia. Viu como é fácil? Aproveite.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

De olho nas eleições de 2018, políticos voltam a prometer aeroporto regional para Jataí (GO)

Um dos maiores vexames da última gestão do ex-prefeito de Jataí, cidade da região sudoeste…