CidadesDestaqueGeralNotícias DestaqueTecnologia

Goianos já podem receber alertas sobre possibilidades de desastres naturais e extremos climáticos

O governo federal divulgou em 15 de janeiro a disponibilização de serviço de alerta de desastres naturais para os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Já utilizado em outros seis Estados e assinado por mais de 1,9 milhão de pessoas, o serviço é totalmente gratuito e funciona pelo sistema de envio e recebimento de mensagens de texto SMS de qualquer aparelho móvel celular.

Em 14 de setembro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avisou que o sistema de alerta por SMS sobre o risco de desastres naturais seria ampliado para todo o Brasil. A ideia é que os usuários de telefonia celular, ao estarem em áreas onde há riscos de inundações, alagamentos, temporais ou perigos de deslizamentos de terra, recebam uma mensagem no celular com alertas.

As mensagens são enviadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que separou os estados em nove grupos. Vale lembrar que, além do Brasil, esse tipo de iniciativa já está presente há mais de 10 anos no Japão e, atualmente, em mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas.

ESTADOS AGRUPADOS – Aqui no Brasil, este sistema de alerta por SMS desde fevereiro de 2017 não é mais uma novidade. Naquela época, o serviço já funcionava em 20 municípios do Estado de Santa Catarina e, desde junho, em cinco cidades do Paraná, naquele momento como um projeto piloto. Agora, em 2018, a Anatel passou a expandir o serviço e o tornou uma realidade nestes dois primeiros estados e ainda no Estado de São Paulo, que formam o Grupo 1. A ativação segue ainda para outros 8 grupos de Estados, nesta ordem:

Grupo 1: Santa Catarina, Paraná e São Paulo; Grupo 2: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Grupo 3: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás; Grupo 4: Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins; Grupo 5: Bahia, Sergipe e Alagoas; Grupo 6: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; Grupo 7: Ceará, Piauí e Maranhão; Grupo 8: Pará, Amapá e Acre e o Grupo 9, formado pelos Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima.

É assim que o alerta aparece nos aparelhos celulares dos assinantes do serviço gratuito.

Além do alerta por SMS por meio de aparelhos móveis celular, decisão que teve a participação do Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) e do Cenad, ainda há a intenção de iniciar estudos para que a notificação de desastres naturais também chegue na TV por assinatura.

MENSAGEM DE ALERTA – Desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) juntamente a órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, o serviço consiste no envio de alerta de desastres naturais pelo celular. As pessoas interessadas devem enviar um SMS gratuito para o número 40199 informando no campo de digitação do texto/mensagem o número correto CEP sobre o qual desejam receber os alertas. Um exemplo de como digitar o CEP: 75.800-000. Em seguida, irá aparecer na tela do aparelho a seguinte mensagem de confirmação: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

A qualquer momento que desejar, a pessoa poderá cancelar o serviço. Neste caso, basta enviar gratuitamente a palavra SAIR e o número correto do CEP para o número de SMS 40199.

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios