CidadesCulturaDestaqueTeatro

Fábula, sátira e lirismo se encontram em espetáculos teatrais que vão movimentar o Sesc de Jataí (GO) a partir desta quinta (12/4)

Três grupos teatrais goianos viajam juntos pelo Brasil apresentando três espetáculos consagrados pelo público e pela crítica. A turnê passa por Jataí (GO) e outras cidades em cinco Estados e no Distrito Federal.

“Rato de Biblioteca”, da Cia. De Arte Poesia Que Gira; “A História É Uma Istória”, do Grupo
Bastet; e “Quando se abrem os Guarda-Chuvas”, da Farândola Teatro; são três espetáculos teatrais que se juntam e estão circulando por cidades dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e também pelo Distrito Federal.

Entre os meses de abril e maio de 2018, um projeto coletivo incomum parte de Goiânia/GO na forma de uma caravana teatral repleta de sonhos e significados e vai percorrer diversas partes do Brasil. Trata-se de uma circulação que envolve artistas de três diferentes grupos goianos que buscam, no fazer coletivo e na formação de novas redes, o fortalecimento da produção cênica do Planalto Central em face de um cenário nacional ainda concorrido e nem sempre amistoso. O projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás por meio da Seduce, do Governo de Goiás; e quem assina a produção é a produtora Plano V Eventos e Cultura.

A segunda cidade a receber o projeto será Jataí, na região sudoeste de Goiás, com espetáculos agendados para os dias 12, 13 e 15 de abril, no teatro do SESC. Durante estes três dias, o público vai poder assistir, gratuitamente, a três diferentes espetáculos teatrais, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas, linguagens e e preparados para públicos diferentes.

A atriz Fernanda Pimenta em cena no monólogo “Quando se Abrem os Guarda-Chuvas”, que será apresentado no Teatro Sesc de Jataí (GO).

Enquanto o espetáculo “Rato de Biblioteca”, focado especialmente no público infantil, encanta pela ingenuidade e doçura, mostrando ao público que o mundo dos livros e da leitura é algo a ser preservado; um outro espetáculo, focado no público formado por adolescentes, jovens e adultos, “A História é uma Istória”, traça o perfil de uma humanidade miserável e amoral, por meio do texto irônico e debochado de Millôr Fernandes. E o espetáculo “Quando se Abrem os Guarda-Chuvas”, por sua vez, remete ao entardecer da vida, discorrendo de forma poética e
cômica sobre os percalços e possibilidades de envelhecimento no mundo contemporâneo.

Assim, com estes três trabalhos, já bastante amadurecidos pelo tempo de existência, os artistas-criadores Fernanda Pimenta, Thaíse Monteiro e Thiago Moura se unem na importante tarefa de levar teatro a todos os cantos e pessoas, debatendo as condições do próprio fazer teatral.

De acordo com seus realizadores, a principal força do Projeto Na Estrada está na capacidade de viabilizar a colaboração de três importantes grupos de Goiás, fomentando seus trabalhos, valorizando a arte local e fortalecendo o cenário artístico do Estado. Esse coletivo, formado pelos grupos Cia de Arte Poesia que Gira, Grupo Bastet e Farândola Teatro, já vem trabalhando e colaborando uns com os outros nos últimos cinco anos, portanto, este projeto é fruto desta parceria pré-existente, que confere maturidade e qualidade estética para todos estes trabalhos.

INTERCÂMBIO – Além dos três espetáculos, o projeto também prevê bate-papo e residência artística em cada cidade por onde irá passar. Segundo Patrícia Vieira, da produtora Plano V Eventos e Cultura, a ideia é estabelecer pontes de diálogo entre os artistas dos espetáculos, o público, a produção e os artistas de cada localidade visitada. Sobre a relevância deste tipo de ação ela reforça: “É importante para criarmos estratégias de mobilização e fidelização do público de cada cidade às obras teatrais e aos espaços culturais que estão nos recebendo”, comentou.

Patrícia ressaltou ainda que o projeto que agrega três espetáculos teatrais é considerado como uma atividade artístico-pedagógica, de fomento à arte e à cultura e de formação de público e plateia. “Nossa ideia é criar e fortalecer essas redes de produção e circulação de espetáculos, como uma via de duas mãos. Nós levamos nosso trabalho e contamos com esses parceiros, que futuramente também poderão contar conosco para trazerem para Goiás suas produções”, ressaltou Patrícia Vieira.

As atrizes Thaíse Monteiro e Fernanda Pimenta em cenas divertidas na comédia infantil “Rato de Biblioteca”.

SAIBA MAIS DETALHES SOBRE CADA ESPETÁCULO DO PROJETO “NA ESTRADA”

Quando se abrem os Guarda-Chuvas – Farândola Teatro: Um poema cômico sobre o envelhecer.

Cena do espetáculo teatral “Quando Se Abrem os Guarda-Chuvas”.

O monólogo tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra. Um trabalho que nasceu junto com o Farândola Teatro, no ano de 2011. A direção é da espanhola Elena Diego, e a dramaturgia, do carioca João Pedro Fagerlande.

Este espetáculo é um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador. A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a- dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos.

A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto, inclusive de sua vontade de novamente amar. Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação ou das redes sociais. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

A história é uma Istória

Os atores Thiago Moura e Fernanda Pimenta em cena na divertida comédia teatral “A História é uma Istória”.

Uma comédia de Millôr Fernandes. Um espetáculo questionador e atual, que aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos e ridicularizando os “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. O poder do espetáculo está no encontro com o espectador. Corrupção, exploração do sexo, a miséria humana, a canalhice dos poderosos, a alienação das massas.

Tudo isso contado pelo Grupo Bastet que, há 15 anos, inquieta-se na criação de obras sobre o mundo que alcançamos e sobre o mundo que sonhamos. No elenco estão Thiago Moura e Fernanda Pimenta. A direção do espetáculo é de Lua Barreto. E o ator Miqueias Paz foi quem fez a direção dos atores.

Rato de Biblioteca (espetáculo infantil)

Cena inusitada tendo um cachorro como “figurante” na apresentação do espetáculo teatral infantil “Rato de Biblioteca” em espaço aberto.

Interpretado pela Cia. De Arte Poesia Que Gira, o espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação livre, pois é focado principalmente no público infantil.

Uma ratinha, ávida leitora, e uma traça, muito sabichona e gulosa, são as protagonistas desta trama, que faz uma defesa divertida do hábito da leitura. O enredo mostra que as duas são moradoras de uma biblioteca pública que está prestes a fechar por falta de leitores. Preocupadas com seus futuros, elas vão armar os mais mirabolantes planos para defender seu lugar de vida e de cultura.

O público se torna cúmplice da do estratagema. As atrizes Thaíse Monteiro e Fernanda Pimenta cantam, dançam, tocam instrumentos e se apropriam do circo e do teatro para lembrar o público sobre o poder e a importância dos livros. O espetáculo está em cartaz desde 2012.

Projeto NA ESTRADA: Circulação Coletivo Bastet – Farândola – Poesia que Gira

Programação – Ordem dos espetáculos:

Local e Datas: 12, 13 e 15 de abril de 2018

Teatro do SESC Jataí (GO) – Rua Deputado Costa Lima, nº 203 – Setor Santa Maria

QUINTA, 12/4 – 19 horas: “Quando se Abrem os Guarda-Chuvas”

SEXTA, 13/4 – 19 horas: “A História é Uma Istória”

DOMINGO, 15/4 – 17 horas: “Rato de Biblioteca” (espetáculo infantil)

* A classificação é livre e a entrada é gratuita para todos os três espetáculos.

PRÓXIMAS CIDADES A RECEBER OS ESPETÁCULOS DO PROJETO :

20, 21 e 22 de Abril – Porto Nacional/TO

01, 02 e 03 de Maio – Brasília/DF

04, 05 e 06 de Maio – Cavalcante/GO

11, 12 e 13 de Maio – Campo Grande/MS

18, 19 e 20 de Maio – Mauá/RJ

23, 24 e 25 de Maio – São Paulo/SP

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios