O governo brasileiro aprovou um novo regulamento para a produção, o controle de qualidade e a comercialização de vacinas contra a febre aftosa, de acordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22/01).

O documento estabelece que “os substratos e ingredientes utilizados na produção e controle da qualidade das vacinas (…) devem estar de acordo com os padrões de pureza e qualidade preestabelecidos em farmacopeia ou literatura técnico-científica reconhecida internacionalmente”.

No ano passado, um componente das vacinas, o adjuvante saponina, foi apontado pelo setor como o responsável pelo aparecimento de abscessos (caroços) na carne bovina. A situação levou os Estados Unidos a suspenderem as importações do produto in natura do Brasil. Desde então, o governo brasileiro vinha trabalhando em um novo regulamento para as vacinas.

Conforme a instrução normativa publicada nesta segunda-feira (22/01), o volume das doses foi reduzido para 2 ml, dos 5 ml aplicados anteriormente, e o produto deverá ser conservado sempre à temperatura entre 2 e 8 graus centígrados. “Somente poderá ser comercializada a partida de vacina contra a febre aftosa previamente submetida e aprovada pelo fabricante aos processos de controle de esterilidade, de vírus residual ativo, tolerância, potência, pesquisa de anticorpos contra Proteínas não Estruturais (PNE) e estabilidade da emulsão”, destaca a instrução normativa em vigor.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Agronegócios

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Odontólogo Paulino Alves vai assumir a presidência do PSD em Jataí (GO)

O odontólogo e atual secretário municipal de Saúde de Jataí, cidade da região sudoeste de …