CulturaDestaqueNotícias DestaqueTecnologia

Em processo de modernização, TBC digitaliza transmissão e prepara novidades na programação

Na sexta-feira, 2 de fevereiro, o governador goiano, Marconi Perillo (PSDB), inaugurou oficialmente a digitalização da TV Brasil Central (TBC), emissora afiliada da TV Cultura, em Goiás. A partir da entrada em operação da transmissão totalmente digital, a TBC consolida uma nova fase de transmissão em sistema full HD, deixando a emissora goiana em nível elevado de qualidade.

De acordo com a diretora de Telerradiodifusão, Abadia Lima, o processo de digitalização da TBC começou a ser discutido exaustivamente há tempos, mas só em 2011 é que efetivamente foi dado o grande passo rumo a este importante avanço tecnológico. “A caminhada rumo à essa modernização da TBC começou quando fomos atrás de financiamento, em busca de uma empresa especializada em projetos de digitalização no mercado por meio de licitação”, comentou a diretora. A vencedora do processo de licitação para executar o projeto foi a Aurin Consultoria de Telecomunicações, de São Paulo.

Para custear todo processo de digitalização, o governo de Goiás investiu R$ 26 milhões, recursos obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. Primeiramente foi feita a reforma do prédio, em seguida as instalações elétricas, acústicas, além do sistema de refrigeração. Na sequência, todo o espaço físico foi adaptado para atender às necessidades de uma TV digital.

Abadia Lima, lembra que a maioria dos equipamentos de última geração que estão instalados e colocam a TBC na era digital, são importados. São três estúdios novos, com ilhas de edição digitais instaladas na parte superior dos estúdios. A sala de redação, cinegrafia e as salas da gerência também foram reformadas.

INTERIOR – Em Goiânia, a capital do Estado, a melhora da qualidade da imagem da TBC foi percebida desde 2013 com a instalação do transmissor digital em sua torre localizada no Morro do Mendanha. Ao todo, o sinal analógico da emissora chega em 133 municípios do Estado, sendo que 26 deles já recebem o sinal digital como Anápolis, Formosa, Jandaia e Santa Helena de Goiás. O Ministério das Comunicações já autorizou o início do processo digital e a Agência Brasil Central (ABC) já licitou os projetos de implantação do novo sistema em outras 50 cidades goianas, Conforme ressaltou o governador Marconi Perillo.

Na solenidade do lançamento da TBC Digital o governador agradeceu a todos os servidores da Agência Brasil Central por, ao longo do tempo, terem construído e continuarem construindo o sistema de televisão e rádio. “Estou muito feliz por termos edificado esse sistema moderníssimo, com agregação tecnológica de primeiro mundo, com o compromisso da informação pautada na verdade. A Agência Brasil Central sempre se prestou a esse serviço de promover o nosso Estado e a nossa gente. Nosso sistema público de TV e rádio vai ser cada vez mais qualificado”, disse Marconi, reiterando, em seguida, o compromisso de apoiar o sistema, que começou a ser construído pelo ex-governador Mauro Borges Teixeira.

O vice-governador José Eliton afirmou que a digitalização da TBC ratifica duas das mais fortes marcas dos governos de Marconi: a inovação tecnológica e a modernização. “É um dia histórico para a televisão e para a comunicação goiana. A TBC vai levar, com toda tecnologia, a nossa notícia, nossa goianidade e história a todos os goianos. E vamos chegar em formato Full HD aos 246 municípios goianos”, garantiu.

Na switcher de transmissão ao vivo, estes são parte dos novos equipamentos, todos digitais de última geração, adquiridos para a nova fase da TBC.

A TBC – A TV Brasil Central, também conhecida como TBC, é uma emissora estatal de televisão brasileira da cidade de Goiânia, Goiás. É afiliada da TV Cultura. A emissora opera no canal 31, digital, e no canal 12, do sistema analógico, que ainda deve existir no Brasil até o final de 2019.

A emissora surgiu em 1975 e já retransmitiu o sinal da TV Bandeirantes (Band), de São Paulo (SP). Desde 1995 é afiliada à TV Cultura, de São Paulo (SP). A programação da TBC está centrada no jornalismo.

Em 2017 foi criado o Departamento de Conteúdo com a missão de avaliar e reformular a grade de programação e hoje é o responsável por gerir todos os programas da emissora goiana. Os existentes, passaram por avaliações; e novos programas foram inseridos, como o “Tá Logado?”, “Amor ao Esporte” e o “Conexão Ambiental”.

Segundo Jarleo Barbosa, coordenador de Núcleo, a criação do Departamento de Conteúdo foi pensada em função da necessidade de um espaço que centralizasse as produções da TBC de forma integrada e ágil. “Vamos primar pela qualidade de nossas produções. Acompanhamos passo a passo diariamente todo o trabalho das equipes sempre pensando no melhor a ser exibido para o público”, comentou Jarleo.

RUSH DE INAUGURAÇÃO – De acordo com o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Edivaldo Cardoso de Paula, a inauguração do sinal digital da TBC foi um marco na comunicação em Goiás, porque coloca a TBC em condições de igualdade em se tratando de sinal de transmissão. A digitalização da TBC faz parte de um rush de entrega de obras pelo governo goiano iniciado no dia 15 de janeiro e que prossegue até o dia 07 de abril, data em que o governador Marconi Perillo pretende deixar o cargo e o Palácio das Esmeraldas. Enquanto isso, Perillo programou entregar ao menos uma obra por dia nas mais diversas áreas em todas as regiões do Estado.

Os estúdios da TBC e da RBC estão sediados na Agência Brasil Central (ABC), na rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, em Goiânia (GO). Os artistas goianos Maria Eugênia, Pádua e Luiz Chaffin se apresentaram na solenidade de lançamento da TBC Digital que teve também as participações do arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, que abençoou a nova TBC; do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Haroldo Reimer. Ainda, dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Francisco Pontes; e de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita. A solenidade teve também a presença do diretor da Rede Cultura de Rádio e Televisão, Fábio Chateaubriand, entre outras autoridades.

 

NOVAS TBC E RBC ESTREIAM EM MARÇO

Henaura Avela apresenta uma das edições do jornal da TBC.

A TBC, que tem o sinal recebido em 133, dos 246 municípios goianos, e possui cerca de 100 funcionários envolvidos na produção, passou a contar, a partir da digitalização, com três novos estúdios. A emissora de TV estatal goiana tem, hoje, sete programas locais. “São três estúdios novos, com ilhas de edição digitais instaladas na parte superior dos estúdios. A sala de redação, cinegrafia e as da gerência também foram reformadas”, detalhou a diretora de Telerradiofusão, jornalista Abadia Lima.

Por determinação do governador Marconi Perillo, interatividade, prioridade para a notícia, prestação de serviços e participação popular passam a ser a marca da programação e do jornalismo dos veículos de comunicação e entretenimento da Agência Brasil Central (ABC) sob o comando do jornalista João Bosco Bittencourt. O presidente da agência apresentou na terça-feira, 6/02, a proposta de gestão e a nova ABC.

As novas grades de programação para a Televisão Brasil Central (TBC) e a Rádio Brasil Central (RBC) têm foco em novos produtos, com a produção de três novos jornalísticos nos veículos – um programa de notícias matutino, outro nos moldes do “Cidade Alerta”, da Record TV, para os finais da tarde; e um telejornal interativo com debates à noite. Boletins de notícias a cada hora também vão ao ar. As mudanças têm o integral respaldo do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, que assume o governo em abril. Ambos aprovaram a nova proposta de gestão.

As mudanças já começaram e as novidades já estarão todas no ar em março. As inovações começaram pelo jornalismo esportivo e o experiente Cid Ramos, respeitado da área em Goiás, já está no ar na nova TBC. Natural e mais solto no vídeo, Cid Ramos traz a nova pegada da programação da TBC: a informação com menos formalidade, mais descontração e variedade.

A descontração, a participação e a interatividade serão as marcas do relacionamento entre o time de jornalistas das novas TBC e RBC com a audiência, afirmou o presidente da ABC, João Bosco Bittencourt. Apresentação em pé, fim das bancadas e cenários estáticos, intensa participação dos telespectadores, ouvintes e internautas – durante e na definição da pauta da programação – vão dar o tom do novo jornalismo da TBC. A apresentação da notícia terá o suporte de inovações tecnológicas, como cenários virtuais, além de mais transmissões ao vivo. O jornalismo comunitário também ganhará vez e voz. “Vamos aproximar a TBC e a RBC da sociedade”, garantiu Bittencourt.

O vice-governador José Eliton concedeu entrevista ao vivo na transmissão especial da TBC da solenidade de lançamento da TBC Digital.

AO VIVO – A programação ao vivo da TBC e da RBC vai ganhar o reforço de times de correspondentes baseados no interior de Goiás, nas principais cidades, para que a notícia seja levada ao ar em tempo real, na hora em que ela acontece. A TBC e a RBC terão ainda o suporte de um grande portal, integrando a televisão e o rádio com a internet e levando a audiência para dentro dos veículos. “Na era da informação não há mais veículos de comunicação isolados. Os veículos se comunicam e se complementam e esse processo ocorre por meio de internet”, afirmou João Bosco, que criou e coordena as redes sociais do governador Marconi Perillo, consideradas modelo no Brasil.

O presidente da ABC disse ainda que os profissionais da casa terão prioridade na criação e distribuição da nova grade jornalística, por seu comprometimento com o crescimento da agência. A equipe, afirma, terá de ter dinamismo e exercitar a criatividade. “As mudanças começaram e não param mais. Vamos ampliar a cobertura jornalística e ampliar ao máximo a participação dos telespectadores, ouvintes e internautas para levar ao ar um jornalismo de interesse e relevante para a comunidade, na dosagem certa e na hora certa”, afirmou o presidente da ABC.

João Bosco anunciou que vai criar ainda uma rede de rádios em todo o Estado para a retransmissão do jornalístico O Mundo em Sua Casa, produto tradicional da casa, mas que também vai se ajustar ao dinamismo da internet, com mais interatividade com os ouvintes. Com a proposta de valorização da equipe e da programação da agência, as mudanças foram recebidas com entusiasmo pelos profissionais das emissoras que integram a Agência Brasil Central de Comunicação.

ATENÇÃO! Se a primeira imagem da galeria travar sobre a segunda imagem, clique no “X” no canto superior esquerdo da página que o problema será resolvido. Daí, é só seguir com a exibição da galeria. Você também poderá expandir as imagens clicando nos controles no rodapé abaixo da foto.

Com informações da Agência Brasil Central (ABC).

 Clique aqui para ver outras notícias e seções do Portal Rede Pop.

 

Tags
Mostre mais

Terry Marcos Dourado

Jornalista e radialista goiano com mais de 25 anos de experiência profissional (desde 21/11/1991), Terry Marcos Dourado é o idealizador, diretor-proprietário, diretor de conteúdo, editor-geral e jornalista responsável pelo Portal Rede Pop.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários:

LEIA COM ATENÇÃO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO) reserva para si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios