A primeira quinzena de setembro será marcada por grandes volumes de chuva no Centro-Sul do Brasil.

A primeira quinzena de setembro será marcada por grandes volumes de chuva no Centro-Sul do Brasil, segundo previsões da Somar Meteorologia. A previsão aumenta os ânimos dos agricultores que pretendem começar o plantio da soja logo após o vazio sanitário. No entanto, os meteorologistas chamam a atenção para a irregularidade das chuvas a partir da segunda quinzena do mês.

Thaíze Baroni, meteorologista da Somar, disse que os intervalos de chuva devem se tornar maiores entre o fim de setembro e o mês de outubro, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas lavouras. “A chuva só deve voltar a se regularizar a partir de novembro, e alguns agricultores podem precisar fazer o replantio”, ressltou Thaíze.

Mas, nem todas as plantações devem ser prejudicadas. “Tudo vai depender da localização, um mesmo terreno pode receber chuva em uma ponta e na outra não”, explica Thaize. “A chuva ainda vai acontecer até o final de setembro, mas não será tão abrangente quanto na primeira quinzena”. Vale ratificar que o mês de setembro é popularmente conhecido pelo retorno das chuvas em boa parte do país, mas será que vai ser assim neste ano?

O início da primavera 2016 deverá ser chuvoso em parte do Brasil.
O início da primavera 2016 deverá ser chuvoso em parte do Brasil.

De acordo com a Somar Meteorologia, o “mês das flores” (setembro) tem tudo para marcado pela precipitação acima da média em algumas áreas do país. “A chuva deverá retornar no centro do Brasil, mas ainda assim a maior quantidade de precipitação ficará concentrada na região Sul, sendo acima da média nos três Estados”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

Ainda de acordo com o meteorologista, as chuvas de setembro também vão ser acima do esperado nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, também no sul do Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais, sudoeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia, no Estado do Acre e no sudoeste do Amazonas. Já no Nordeste, a condição que tem sido observada desde meados do outono continuará em setembro, ou seja, com chuvas abaixo da média.

O mês que dará início à primavera, que começa no próximo dia 22, também deverá ter temperaturas acima da média em boa parte do Brasil. “As exceções serão em Tocantins, Bahia, leste nordestino e noroeste do Amazonas, onde a temperatura ficará próxima da média. Já no Sul, apesar da temperatura acima do esperado, alerta-se para a possibilidade de frio tardio no início da segunda quinzena de setembro”, finalizou o meteorologista Celso Oliveira.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Terry Marcos Dourado
Carregar mais por Agronegócios

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias (PORTAL REDE POP TRANSMÍDIA) reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Postagens criminosas, que firam a legislação brasileira serão repassados às autoridades policiais competentes para rastreamentos e as medidas legais cabíveis aos criminosos.

Veja Também

Grávida, cachorrinha ganha ensaio fotográfico de dona e vira “musa” da internet

Grávida de três anos, a cachorrinha Cindy além do nome de uma verdadeira “lady”…